O fenômeno Delta Aquáridas, uma chuva de meteoros que acontece anualmente e que iluminou o céu do Piauí no último sábado (13) vai acontecer durante todo o mês de julho, segundo o professor mestre em física, Franklin Rinaldo. Segundo o físico, o pico de observação das “estrelas cadentes” acontece no dia 31. Veja as dicas para conseguir ver o fenômeno abaixo.
“Assim, as pessoas podem ficar de olho na madrugada, que aqui e acolá vão ver algumas ‘estrelas cadentes’, como popularmente são chamados os pequenos objetos luminosos que rasgam o céu”, explicou.
Quanto mais se aproxima o dia do pico da chuva de meteoros, segundo o professor em entrevista ao g1, melhores ficam as condições para ver o fenômeno, pois no dia 31 a Lua estará em fase minguante no céu, o que reduz significativamente a luminosidade no céu e torna os meteoros fracos e de brilho tênue, mais fáceis de ver.
Conforme o professor, a visualização do fenômeno depende de dois fatores: o local e o tempo.
- O primeiro ‘obstáculo’ é a iluminação artificial das grandes cidades, que causa opacidade e impede que os meteoros sejam vistos.
- O segundo é o tempo em si: se o céu estiver nublado, coberto por nuvens, dificulta a visualização.
“O meteoro não é um objeto sólido, líquido ou gasoso, ele é apenas luz. Eles também podem ser classificados como uma bola de fogo ou um bólido. O meteoro em si indica apenas uma grande esfera brilhante. Já o bólido deixa uma trilha ionizada no céu e bem dourada, e no final ele até explode. Então, às vezes é possível ouvir um grande barulho no final, mas ele é inofensivo, não vai causar nenhum dano à população”, completa Franklin.
Dicas para assistir ao fenômeno
Delta Aquáridas é uma chuva de meteoros que ocorre anualmente entre os meses de julho e agosto, com seu pico este ano na noite do dia 31 de julho, quando será possível observar até 20 meteoros por hora. Aqui estão algumas dicas para aproveitar essa oportunidade:
- Escolha a noite certa: o pico da Delta Aquáridas será na noite de 31 de julho. Tente observar também nas noites próximas ao pico, pois a atividade pode ser alta;
- Localização e poluição luminosa: encontre um local escuro, longe da poluição luminosa das cidades. Parques nacionais e áreas rurais são ideais;
- Condições do tempo: verifique a previsão do tempo. Céus limpos são essenciais para uma boa observação;
- Preparação visual: permita que seus olhos se ajustem à escuridão, o que pode levar de 20 a 30 minutos. Evite usar o celular ou qualquer luz brilhante durante a observação;
- Equipamento: não é necessário usar telescópios ou binóculos; os meteoros são melhor observados a olho nu.
- Leve uma cadeira reclinável ou uma esteira para deitar confortavelmente e observar o céu.
Melhores Locais no Piauí
- Parque Nacional da Serra da Capivara: local com pouca poluição luminosa, ideal para observação do céu noturno;
- Parque Nacional de Sete Cidades: Outro local excelente, longe de grandes centros urbanos e com boas condições para observação;
- Áreas rurais: qualquer área rural longe das luzes das cidades é adequada. Considere fazendas ou pequenas comunidades.
Uma chuva de meteoros acontece quando o número deles aumenta muito, segundo o professor Franklin, eles ocorrem em intervalos regulares porque correspondem a momentos em que a Terra passa por rotas de “lixo” espacial.
Apps ajudam a ‘mapear’ o céu
A tecnologia pode ajudar quem quer observar as estrelas cadentes. O físico dá a dica de aplicativos com versões gratuitas para celular e que ajudam a identificar, por exemplo, as constelações. Confira:
- Stellarium
- Star chart
- Sky Map
- Star wall
Fonte: g1 Piauí