Municípios

Cidade do Piauí confirma três casos de malária

Cidade do Piauí confirma três casos de malária

A Secretaria Municipal de Saúde de Joaquim Pires, a 239 km de Teresina, confirmou nesta quinta-feira (23) ao G1 que três pessoas testaram positivo para malária no município. Dois homens e uma mulher estão com a doença.

A Secretaria de Saúde de Murici dos Portelas, cidade vizinha, foi quem notificou o primeiro paciente com malária. Ele mora no povoado Jenipapeiro, zona rural de Joaquim Pires, que faz divisa com Murici dos Portelas.

“Os agentes de saúde acharam que o paciente era de Murici dos Portelas, mas como ele mora perto da divisa das duas cidades, depois constatamos que a regional responsável era de Joaquim Pires. Ele já foi encaminhado para o município e seu estado clínico está sendo acompanhado”, explicou a secretária de saúde de Murici dos Portelas, Cristina Brito.
A secretária de saúde de Joaquim Pires, Joseanne Albuquerque, contou que uma busca ativa já foi feita na região dos dois municípios. A família dos pacientes foram testadas e a população alertada para os possíveis sintomas e onde procurar ajuda.

Além das Secretarias Municipais de Saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) iniciaram o monitoramento das comunidades, realizando outras buscas ativas.

Malária
Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium. A malária não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente a outra pessoa.

PUBLICIDADE

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e alucinações. Nos casos mais graves, a pessoa infectada desenvolve a malária cerebral, que pode levar à morte.

O tratamento da malária é feito com medicamentos antimaláricos que são gratuitos e fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: G1 Piauí

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Fechar
Fechar