DestaqueGeral

Cientistas da Nasa encontram planeta parecido com a Terra

Foto: Reprodução/NASA

A Nasa descobriu um planeta semelhante à Terra e a 40 anos-luz de distância. Chamado de Gliese 12 b, o planeta tem tamanho entre a Terra e Vênus, é uma anã vermelha fria, na constelação de Peixes.

Segundo a agência espacial americana, a estrela “tem 27% do tamanho do Sol, com cerca de 60% da temperatura da superfície do Sol”. O Gliese 12 b orbita a cada 12,8 dias. Não se sabe se ele tem atmosfera. Se não tiver, o planeta tem temperatura superficial estimada em 42º C.

“Encontramos o mundo mais próximo, em trânsito, temperado, do tamanho da Terra, localizado até hoje”, disse Masayuki Kuzuhara, professor assistente do projeto no Centro de Astrobiologia de Tóquio. Ele fez parte da equipe de pesquisa. “Embora ainda não saibamos se possui uma atmosfera, temos pensado nela como uma exo-Vênus, com tamanho e energia semelhantes recebidos da sua estrela como o nosso vizinho planetário no sistema solar”, disse.

Com essas características, o Gliese 12 b pode ser um candidato habitável. “As luminosidades mais baixas das estrelas anãs vermelhas também significam que as suas zonas habitáveis ??- a gama de distâncias orbitais onde a água líquida pode existir na superfície de um planeta – ficam mais próximas delas. Isto facilita detectar planetas em trânsito dentro de zonas habitáveis ??em torno de anãs vermelhas do que aqueles em torno de estrelas que emitem mais energia”, disse a Nasa.

O planeta recebe 1,6 vez mais energia da sua estrela do que a Terra recebe do Sol e cerca de 85% da que Vênus experimenta.

Fonte: Sbt News 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias