Municípios

TCE envia 9 equipes para auditar cidades que decretaram emergência na gestão

TCE envia 9 equipes para auditar cidades que decretaram emergência na gestão

O Tribunal de Contas do Piauí, TCE-PI, envia a partir deste domingo (15), nove equipes a 15 cidades do Estado que decretaram emergência administrativa. Auditores de controle externo e técnicos irão realizar auditoria, analisando os decretos e averiguando in loco a situação dos municípios.

Três equipes irão para cidades na região Norte, cinco para a região central e as outras cinco se deslocarão ao Sul do Piauí

O presidente do TCE, Olavo Rebelo, afirmou que é necessário enviar as equipes para que elas averiguem se as justificativas dos prefeitos ao decretarem emergência realmente condizem com a realidade encontrada nas cidades.

O presidente explicou que tem recebido muitas denúncias de decretos que podem ser fraudulentos e, que portanto, fazem-se necessárias as intervenções do Tribunal no município.
A assessoria de imprensa do TCE-PI, afirmou que o TCE decidiu fazer a força-tarefa para analisar com rigor a veracidade das justificativas dos prefeitos.

O decreto de emergência faz com que a prefeitura não precise passar pelo processo de licitação para o recebimento de recursos, fazendo assim, com que os valores sejam liberados de forma bem menos desburocratizada pelo governo do Estado.

Caso a auditoria do TCE constate que o decreto não se justifica, pode aprovar a suspensão do decreto e considerar como ilegais as despesas realizadas sem licitação, em razão do decreto e pedir a realização de processo licitatório.

Além disso, o gestor pode ter as contas reprovadas pelo Tribunal, quando da realização futura da sua prestação de conta, como já havia informado Olavo Rebelo.

Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias