DestaquePio IX

Programa ‘Sertão Irrigado’ é implantado no município de Pio IX

Na tarde da última quinta-feira (28) no município de Pio IX, ocorreu a implantação do programa “Sertão Irrigado”, que foi um requerimento do ex vice-prefeito do município, Antônio Pedro, e o vereador Matheus Alencar, juntamente com a COFIR – Coordenadoria de Fomento à Irrigação do estado.

A implantação do projeto tem como objetivo prestar auxílio a famílias de pequenos agricultores, subsidiando sistemas básicos de irrigação para gerar economia e melhoria da produtividade local, e foi na tarde da quinta (28), na Câmara Municipal de Pio IX, onde ocorreu uma palestra sobre a implantação do programa, onde a mesma foi ministrada pelo Coordenador Estadual de Fomento à Irrigação (COFIR), Benedito de Carvalho Sá, conhecido como B. Sá.

Participaram da palestra agricultores, produtores e lideranças políticas como os Vereadores Matheus Alencar, Santa Sousa, Eliane e Gabriel Noronha; e também o ex vice-prefeito, Antônio Pedro; os ex-vereadores Etinho, Acácio Antão e Vitalino Bezerra.

Sobre o Programa

O programa “Sertão Irrigado” tem por objetivo disponibilizar aos produtores beneficiados um dos três seguintes tipos de sistemas de irrigação: aspersão, micro aspersão e gotejamento. Há um kit específico para cada uma das formas de irrigação, que contém os equipamentos necessários para instalação, montagem e uso do sistema.

As regras do “Sertão Irrigado” dizem que o primeiro procedimento é a realização de uma triagem para seleção das famílias que receberão os kits, para depois os técnicos designados pela COFIR realizarem uma visita técnica as lavouras para fazer uma análise e definir qual dos três tipos de sistema de irrigação será o mais adequado para o local. Nessa etapa, a COFIR considera todas as características do terreno, como solo, a infraestrutura e também o tipo de cultura cultivada.

Piauí em Foco

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias