Destaque

Com dois candidatos com Covid-19, campanha é suspensa em município do Piauí

Com dois candidatos com Covid-19, campanha é suspensa em município do Piauí

As três coligações que disputam a prefeitura de Cristino Castro, cidade a 443 km de Teresina, decidiram suspender os atos de campanha que gerem aglomerações por pelo menos 20 dias. Isso por que dois dos três candidatos a prefeito, a professora Joquebede (PTB) e o atual prefeito Manoel Júnior (PSB) foram diagnosticados com Covid-19.

Segundo a coordenadoria de campanha da Professora Joquebede, a candidata recebeu alta de um hospital de Teresina na tarde deste domingo (11), e teve 30% dos pulmões comprometidos. A candidata testou positivo na última quarta-feira (7), e foi internada no dia seguinte (8).

Segundo a primeira-dama Lucimária Faria, Manoel Júnior está internado há nove dias em um hospital particular de Teresina. O prefeito tem pelo menos 25% dos pulmões comprometidos, e não tem previsão de alta. “Ele teve uma melhora bastante significativa de ontem para hoje”, comentou a primeira-dama.

De acordo com Delrubens Nunes, coordenador da campanha de Professora Joquebede, depois que os candidatos testaram positivo, as coligações dos dois se reuniram com a coligação do candidato Felipe Dias (PT) e firmaram um Termo de Ajuste de Conduta, em que decidiram parar todos os eventos de campanha que gerem aglomerações, por 20 dias. O acordo vale entre os dias 9 e 29 de outubro.

Com o acordo, ficaram permitidas apenas a campanha feita por meios de comunicação e pela internet. Candidatos a vereador podem fazer visitas, mas com equipes de no máximo 5 pessoas, que devem atuar observando das determinações de saúde para evitar a disseminação do coronavírus.

Além do termo, a Prefeitura de Cristino Castro decretou a suspensão de “atos de campanha políticas como passeata, carreatas, comícios e demais movimentos em massa de qualquer natureza que possam caracterizar aglomerações”, também por 20 dias a contar de 9 de outubro.

Uma nova reunião entre as coligações foi marcada para o dia 28 de outubro, onde deve ser avaliado se a suspensão será prorrogada, a depender do comportamento dos números de infectados no município.

Fonte: G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias