MunicípiosPiauí

Comida Maria Isabel é considerada patrimônio histórico cultural do Piauí

P40G-IMG-2a38bed1bdb31a6656.jpg
(Foto: Reprodução)

A comida típica Maria Isabel, que é feita com arroz e carne de sol, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí como Patrimônio Histórico Cultural do Piauí. A matéria aprovada por unanimidade segue para sanção do governador Rafael Fonteles.

O projeto do deputado Francisco Lima (PT) com relatório do Hélio Isaías (PT). Na  justificativa, Limma explica que mundialmente a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) tem dado o título de Patrimônio Cultural para expressões gastronômicas.

Por causa disso, o parlamentar considera oportuno que o Piauí reconheça um prato típico que agrada os paladares e estimula a memória de seus habitantes.

Outra tradição piauiense valorizada por meio de projeto de lei aprovado na sessão plenária foi a das mulheres marisqueiras. O deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB) é o autor da matéria que cria uma política de desenvolvimento e apoio para essas trabalhadoras e cria uma Área de Proteção e de Pesca Artesanal no litoral do Piauí. O projeto foi relatado por Ziza Carvalho (MDB).

O Festival Julino de Altos também teve uma matéria aprovada com o seu reconhecimento. Projeto do deputado Warton Lacerda (PT) relatado por Henrique Pires (MDB) declara o evento como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado e o inclui no Calendário Oficial.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias