Destaque

Livro que traz perfil de 10 mulheres marcantes para o Piauí ganha edição digital

Livro que traz perfil de 10 mulheres marcantes para o Piauí ganha edição digital

O livro ’10 Mulheres Antes da Hora’ lançado em março de 2012, trazendo o perfil e a jornada profissional de 10 mulheres que fizeram história no Piauí, ganhou uma versão digital em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8). O exemplar pode ser baixado diretamente pelo site da Editora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), através deste link.

De acordo com o organizador, o cientista político e professor, Fenelon Rocha, o livro traz o perfil de 10 mulheres que se destacaram em diversas áreas de atuação no país e no mundo; e a digitalização do material faz com que mais pessoas conheçam as histórias destas mulheres.

“Ficamos felizes com essa parceria porque mais pessoas poderão conhecer a trajetórias de mulheres tão brilhantes. Pedimos a autorização para fazer essa versão que visa fundamentalmente ampliar a distribuição e o alcance do livro”, pontuou Fenelon.

Dentre os perfis traçados pelo livro estão a líder comunitária e política Francisca Trindade, que faleceu em 2003; a jornalista Elvira Raulino, a cientista e arqueóloga Niède Guidon e a escrava rebelada Esperança Garcia. (A lista completa está no final desta reportagem)

“Ficamos felizes com essa parceria porque mais pessoas poderão conhecer a trajetórias de mulheres tão brilhantes”, destacou ele.

Os perfis são os seguintes:

1- Amélia Beviláqua, escritora;
2- Elvira Raulino, jornalista;
3- Esperança Garcia, escrava rebelada;
4- Francisca Trindade, líder comunitária e política ;
5- Genu Moraes, mulher em movimento;
6- Graça Cordeiro, ação humanitária;
7- Jovita Feitora, guerreira;
8- Nasi Castro, ação comunitária;
9- Niède Guidon, cientista e arqueóloga;
10- Teresinha Queiroz, acadêmica, historiadora e escritora.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias