Destaque

Conheça as curiosidades sobres as traíras, o peixe carnívoro

A traíra é um peixe de grande popularidade bem como presente em quase todas as regiões do Brasil. No entanto, conheça as interessantes curiosidades sobre as traíras.

Traíra e Trairão é a mesma coisa?

Muitas pessoas por falta de conhecimento acham que trairão é “uma traíra grande”. No entanto, as duas são de espécies diferentes. Por exemplo: a traíra atinge apenas 70 centímetros com até 5 kg, porém, o trairão cresce mais sendo até 1 metro de comprimento e podendo pesar até 20 quilogramas.

Tempo de vida da Traíra

A traíra possui uma trajetória de vida longa, podendo viver por até 18 anos ou mais. Contudo, pode chegar a 70 centímetros pesando até 5 quilogramas.

Porque o nome Traíra

A gíria brasileira denominada “Traíra” tem relação com o famoso peixe carnívoro devido às suas características. Portanto, a traíra age nas sombras quietinho esperando o momento de distração da sua presa para atacar sorrateiramente. Nesse sentido, caracterizando-se como uma traidora.

Maior traíra já fisgada

A maior traíra fisgada em anzol tem o recordista Robison Brito. No entanto, tudo aconteceu em uma pescaria normal na cidade de Mangueirinha no Paraná. Contudo, quando Robison puxou o anzol se tratava de uma traíra de 63 centímetros pesando 4.260 quilogramas.

Alimentação

Sendo um peixe carnívoro em seu habitat se alimenta de alevinos (pequenos peixes) além de rãs e insetos. Contudo, possui um bote rápido e certeiro para capturar suas presas.

Ambiente ideal para encontra a Traíra

A princípio, as traíras gostam de águas calmas e com grande quantidade de vegetação aquática. Dessa forma elas gostam de ficar por baixo de objetos com troncos e pedras. Conforme o frio vai chegando, as traíras começam a se esconder para assim suportar as baixas temperaturas.

Fonte: Jeito Nordestino

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias