Pio IX

Conheça Vítor Alencar Gonçalves, adolescente de Pio IX autor de mais de 100 poesias

O adolescente Vítor Alencar Gonçalves, piononense de apenas 15 anos, possui mais de 100 poesias autorais e sonha em breve lançar seu primeiro livro.

Em conversa com o Portal É Notícias, o menino prodígio disse que desde os 8 anos de idade, já rabiscava seus primeiros poemas.

Vítor Alencar Gonçalves, poeta piononense de apenas 15 anos

“Minha mãe sempre gostou de ler para mim, acho que isso me deixou mais íntimo com os livros. Aos 8 anos, eu já sabia rimar e me expressar muito bem, mas eu não sabia que isso era um dom de um poeta”, diz.

Com talento e requinte para escrever, o piononense da caligrafia bonita é filho do casal Maria do Socorro Alencar Gonçalves e Geí França Gonçalves.

Foi também aos 8 anos de idade que ele compôs sua primeira música. “Lembro-me que aos 8 anos, eu criei uma música chamada Sabiá da laranjeira”, declarou.

Sabiá da laranjeira
Canta, canta sabiá
Sabiá da laranjeira canta
Canta a vida inteira
Canta, canta sabiá – música composta por Vítor aos 8 anos

Poema de autoria de Vítor Alencar Gonçalves

Mas nem tudo é fácil nesta vida. Vítor conta que passou por momentos difíceis durante a quarentena, onde desenvolveu transtorno de ansiedade.

A poesia, segundo informou, serviu como refúgio dos momentos sóbrios impostos pela pandemia.

“Foi muito difícil para mim, eu não aguentava mais. Mas eu encontrei refúgio na poesia. Eu comecei a escrever, escrever e escrever. Os meus poemas foram e são meus refúgios, eu depositei tudo o que eu sentia neles e, sabe, aliviava. Sinto vontade de chorar ao relatar isso, mas eu quero dizer que escrever poema, é muito mais do que só ser melancólico, é a base de um poeta, como foi a minha”, explicou.

rabiscos de Vítor Alencar Gonçalves

Estudante do 1º ano do ensino médio da CETI Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, ele afirmou ao Portal É Notícias que em todos os trabalhos de arte da escola, sempre opta por poemas e poesias. “Eu sempre opto por escrever poemas e poesias, que é a minha grande paixão”, afirma.

Apesar da tenra idade, seu acervo conta com mais de 100 poesias acumuladas em uma pasta azul, na gaveta de sua cômoda.

“Pretendo criar muito mais para poder lançar um livro. Nunca desisti de meus sonhos, tem um trecho de uma poesia minha que diz; “Quanto maior o sonho/ Maior é a chance de alcançarmos as nuvens” e esse é o meu lema de vida.

Indagado sobre de onde veio sua inspiração para escrever, o garoto conta que não sabe ao certo.

“Não sei de quem herdei essa habilidade, só sei que sou apaixonado por ela, pois elas são uma espécie de base do meu sustento psicológico. Sempre fui o leitor destaque em todas as escolas que estudei. Atualmente estudo na CETI Nossa Senhora do Patrocínio. Outro dia tivemos em nossa escola a visita da poetisa Socorro Pinho, que também mora em Pio IX. Além dela ser piononense como eu, ela é uma grande poetisa. Me inspiro muito nela na hora de fazer minhas poesias. Me inspiro em todos que eu amo, em destaque, a minha mãe que esteve sempre ao meu lado”, explicou.

Rabisco de autoria de Vítor Alencar Gonçalves
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias