MunicípiosPiauí

Alerta contra Aids na região: CTA de Picos registra 12 novos casos de HIV só em 2024

Com a chegada do período de Carnaval, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos faz uma alerta para a população para a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

De acordo com o coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes, em 2022 foram notificados 51 casos; enquanto em 2022, 50 pessoas foram registrados com o vírus, e em 2023, 44 novos casos foram confirmados. Segundo o órgão, houve uma redução no número de casos comparado ao ano de 2022.

Fábio Bernardes afirmou que de janeiro para cá, 12 casos já foram confirmados na macrorregião de Picos, um número que serve de alerta para a população.

“Isso serve de alerta para todos, observamos os dados e já temos basicamente 12 casos notificados este ano. Em 2023, observamos que teve um aumento principal nos jovens, tanto que fizemos várias ações com jovens nas universidades”, disse.

E para quem vai cair na folia, o coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes, falou algumas dicas para curtir o período festivo com segurança.

“O preservativo continua sendo o meio mais econômico, seguro e eficaz contra o HIV, mas também temos outros métodos com a PreP, que você pode se dirigir até o CTA para buscar mais informações sobre essa medicação”, destacou.

Fonte: JP Online

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias