DestaqueGeral

TCU fará novas auditorias em precatórios do Fundef no Piauí

TCU fará novas auditorias em precatórios do Fundef no Piauí
TCU fará novas auditorias em precatórios do Fundef no Piauí – Foto: reprodução

Em entrevista no Cidade Verde Notícias desta quinta-feira (9), o secretário do Tribunal de Contas da União no Piauí, Luís Emílio Xavier dos Passos, garantiu que o órgão fará novas ações para garantir a devida aplicação de precatórios do Fundef no estado.

“Aqui no Piauí, já há ações de controle do TCU específicas sobre o assunto. Vão haver novas auditorias no sentido de buscar que esses recursos sejam aplicados na finalidade a que se destina”, disse o secretário na Rádio Cidade Verde.

Os precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), substituído pelo Fundeb, estão sendo pagos a municípios de todo o país após o Ministério Público de São Paulo constatar que houve repasse inferior ao devido pela União entre 1998 e 2006.

O TCU já decidiu que os recursos devem ser usados exclusivamente para a educação, não podendo ser aproveitados para pagar honorários advocatícios, conforme decisão de agosto em processo que envolveu municípios do Maranhão.

Luís Emílio Passos disse que os valores são altos e exigem uma ação firme do TCU. “Há uma determinação do Tribunal para sua secretaria de controle externo de fiscalizar a aplicação desses recursos, que têm potencial de atingir a cifra de R$ 90 bilhões no Brasil inteiro”.

Na entrevista, Passos também falou sobre a mudança de sede do TCU no Piauí, que deixou a zona Sul e passou a funcionar em um condomínio comercial, garantindo economia de despesas.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias