DestaquePolítica

Wellington vai com Lula à África pactuar Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

O ministro do desenvolvimento se junta à comitiva brasileira na sexta-feira (16/02)

Nesta sexta-feira (16/02), o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), farão uma visita à capital da Etiópia, Adis Abeba, para a construção da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

A construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem uma importante etapa de costura com a visita do presidente da República à capital da Etiópia que é sede da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA). Os dois petistas tem a missão de obter apoio para a principal proposta do Brasil na presidência do G20.

Lula e Wellington Dias
Lula e Wellington Dias – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Os países do G20 aceitaram debater essa Aliança Global e aceitaram que, uma vez lançada essa Aliança, tivesse uma plataforma que permitisse a participação de outros países, não apenas os do G20”, disse Wellington Dias.

A reunião da cúpula dos Chefes de Estado e de Governo Africano, bloco que integra o G20, atualmente presidido pelo Brasil, acontece entre os dias 16 a 18 de fevereiro.

A entrada da União Africana (UA) como membro efetivo do G20, na cúpula de Delhi, na Índia, em setembro de 2023, abriu novas possibilidades para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O bloco reúne todas as 55 nações da África, com um PIB combinado de cerca de US$ 3 trilhões. A incorporação da UA também está alinhada à meta de reestruturação da governança global proposta pelo Brasil na presidência do G20.

“Este momento dá ao Brasil a oportunidade de colocar no centro da agenda a erradicação da fome, a diminuição da pobreza e da desigualdade, aliadas à preservação do meio ambiente e à uma nova governança global”, completou o titular do MDS.

Na Etiópia, além de participar dos eventos relacionados à agenda da Cúpula de Chefes de Estado e Governo da UA, a comitiva brasileira terá encontros bilaterais com representantes de diversos países africanos até o domingo (18/02).

Com informações do Governo

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias