MunicípiosPiauí

Criança de 1 ano e mulher de 38 anos morrem com suspeita de dengue em 24h no Piauí

Casos de dengue — Foto: Getty Imges

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) está investigando mais duas mortes por suspeita de dengue que aconteceram nesta terça-feira (19). As mortes são de uma criança de 1 ano e 8 meses e uma mulher de 38 anos. Três já foram confirmadas na cidade e quatro em todo o estado.

A criança e a mulher estavam internadas no Hospital do Buenos Aires, Zona Norte da capital.

“A criança chegou muito grave, em choque hipovolêmico. O resultado deu uma concentração muito alta de sangue, o que significa que ela perdeu volume. Desidratação é uma das causas de óbito provocadas pela dengue, essa é a nossa suspeita inicial”, explicou o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

A confirmação da doença é feita através de teste sorológico, que tem os insumos distribuídos pelo Ministério da Saúde. Contudo, segundo Gilberto Albuquerque, os produtos para o exame estão em falta no país.

“O Ministério da Saúde não está distribuindo os insumos na quantidade suficiente, porque a busca aumentou e o mercado não consegue acompanhar a demanda”, explicou.

Foram colhidas amostras para analisar a causa das mortes. Segundo a FMS, apenas depois de todos os resultados será possível definir se os óbitos têm ligação com a dengue.

Duas mortes por dengue hemorrágica

Uma adolescente morreu por dengue hemorrágica em Parnaíba, Litoral do Piauí, nesta terça-feira, segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). O óbito é o segundo por dengue hemorrágica e o quarto pela doença no estado.

A vítima, que ainda não teve a identidade revelada, estava internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) investiga o caso.

Na última quarta-feira (13), uma mulher de 45 anos foi vítima da doença em Teresina. O primeiro óbito foi um jovem de 19 anos, que estava internado em um hospital público, e o segundo foi uma criança de 9 anos, em um hospital privado do município.

Explosão de casos

No Piauí, os casos de dengue aumentaram cerca de 489% em relação ao mesmo período de 2021. Até o momento, mais de 1.700 casos da doença foram notificados. Em todo o ano passado, foram cerca de 1400.

A transmissão da dengue acontece pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Sintomas

De acordo com a comunidade médica, a dengue pode se manifestar de forma leve, moderada, ou grave. Os sintomas podem ser similares aos de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a Febre Amarela, o Chikungunya e a Zika. Por isso, o diagnóstico precisa ser realizado pelo médico por meio de exame de sangue.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas variam de dores nas articulações, dor de cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC até os estágios mais graves como problemas neurológicos e hemorragias.

Prevenção

Para se prevenir em períodos como este, com altos índices e risco de surto, a população deve redobrar os cuidados em casa e na rua.

A melhor forma de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti é evitando sua proliferação. O combate pode ser feito através da eliminação de objetos que acumulem água, e são potenciais criadouros, e da manutenção correta dos recipientes que armazenam o líquido, como caixas d’água.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias