DestaqueGeral

Criança que não respeita os pais e avós, nunca respeitará ninguém

A juventude de hoje vive de uma forma totalmente diferente das anteriores, pois já nasceu em um mundo tecnológico em que tudo acontece – e muda – com muita rapidez. Os pais podem encontrar uma grande dificuldade em educar os filhos da nova geração, porque esses jovens estão em contato com muitos estímulos diferentes e vivem uma realidade desconhecida para as pessoas mais idosas.

Muitos pais optam por ser liberais e permitir que seus filhos tenham mais independência, mas é preciso ter muito cuidado para não confundir liberdade com falta de orientação. Um dos princípios fundamentais para a criação de pessoas, desde os tempos mais antigos até os atuais, é o respeito.

Uma criança que não respeita seus pais e avós, não respeitará ninguém. Tornar-se-á  um adulto egoísta, prepotente e, como consequência, solitário.

A tarefa de educar um filho não é simples, mas cabe aos pais incentivar desde cedo um relacionamento saudável entre a criança e as suas emoções, para que ela conheça bem a si mesma e saiba identificar qual a maneira certa de tratar todos aqueles ao seu redor.

Criança que não respeita os pais e avós, nunca respeitará ninguém

Os períodos da infância e adolescência são cheios de novidades e descobertas, e é também durante essas fases que desenvolvem sua personalidade e caráter, por isso precisam de uma orientação consciente e responsável, que venha da família. Elas devem aprender a escutar, obedecer e respeitar.

Muitas vezes, permitimos que nossos filhos ou netos tenham suas vontades atendidas, porque sentimos dó ao dizer não a eles ou porque sentimos que lhes devemos isso, para compensar algum erro que cometemos ou a ausência. No entanto, a permissividade nunca será uma boa moeda de troca, porque os seus resultados são desastrosos.

Os jovens baseiam-se em nossos ensinamentos e exemplos para moldarem os seus próprios comportamentos, por isso devemos agir sempre com muita cautela, quando se trata de oferecer conselhos ou de guiá-los pela vida.

Ainda que em muitos momentos percamos a paciência ou nos cansemos, precisamos demonstrar exatamente a conduta que desejamos que eles adotem.

Se quisermos educar filhos respeitosos, humildes e bons, precisamos primeiro nos tornar essas pessoas. Se quisermos que sejam exemplos, precisamos primeiro ser boas influências em suas vidas. Tudo começa em nós.

A forma como nossos filhos crescem está inteiramente ligada a como foram criados. Portanto, devemos compreender o tamanho de nossa responsabilidade e fazer o melhor todos os dias enquanto pais, para que possamos deixar heranças boas para o mundo.

Criança que não respeita os pais e avós, nunca respeitará ninguém

Defina limites para os seus filhos, mas não os proteja excessivamente. Permita que descubram o mundo por contra própria e que aprendam a lidar com as dificuldades, pois você nem sempre estará ao seu lado.

Não os ameace o tempo todo, ensine-os a terem consciência de suas escolhas e, acima de tudo, trate-os sempre com muito amor e respeito. Certamente eles replicarão esses mesmos comportamentos onde quer que forem, com qualquer idade.

Ensine seus filhos com exemplos e eles guardarão esses ensinamentos em seus corações para sempre.

Criança que não respeita os pais e avós, nunca respeitará ninguém
Por: Luiza Fletcher /Meio Norte
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias