Destaque

Curiosidade: por que os cachorros ficam grudados depois do acasalamento?

Pouca gente sabe responder por que os cachorros ficam grudados enquanto acasalam. A resposta é bastante simples!

Alguns acham curioso; outros, divertido. Para muitos, o sexo à frente de todos pode ser considerado indecoroso, mas os cachorros não apenas não têm vergonha como ficam grudados enquanto acasalam.

A resposta é bastante simples: o “grude” aumenta as probabilidades de fecundação.

cacchorros peludos brancos - Metrópoles
cacchorros peludos brancos – Metrópoles

O “grude” dos cachorros

Compreendidas as fases do ciclo menstrual, é possível avaliar o motivo por que os cachorros ficam grudados quando acasalam. Quando o período fértil se estabelece, a vulva fica inchada e proeminente, uma condição absolutamente normal.

Durante o estro, as cachorras liberam feromônios para atrair os machos. Apesar de essas substâncias serem inodoras para nós, elas podem ser percebidas a distâncias de dois ou três quilômetros, de acordo com o vento.

Este é também o período das fugas, escapadas, brigas entre os candidatos ao acasalamentos, muitos acidentes, como quedas e fugas, e, por fim, o nascimento de ninhadas indesejadas. Quem não pretende dar início a uma criação de cães precisa providenciar a castração dos machos e fêmeas antes que eles atinjam a maturidade sexual.

Quando as cadelas finalmente escolhem os parceiros sexuais, os machos montam na fêmea depois de poucos minutos do “cortejo nupcial”. Os cachorros não conseguem manter a posição por muito tempo. Por isso, ao fim da monta, o pênis fica preso à vagina.

Por que os cachorros ficam grudados enquanto acasalam?
Por que os cachorros ficam grudados enquanto acasalam – Foto: Reprodução

Isto ocorre porque a glande do pênis recebe irrigação sanguínea extra, justamente para garantir a ereção e a penetração. Os órgãos sexuais dos cachorros são relativamente finos e alongados, adaptados ao canal vaginal das fêmeas, que é estreito, apesar de bastante elástico.

Outro motivo para o grude: os cachorros não desenvolveram a capacidade de ejacular de forma “explosiva”. A liberação do esperma ocorre por gotejamento e, por isso, machos e fêmeas ficam grudados para que o líquido seminal (cujo volume varia de 1 ml a 80 ml) possa ser transferido para a vagina e chegar à tuba uterina na maior quantidade possível.

O orgasmo dos machos é dividido em três fases: a primeira não carreia espermatozoides e acontece em um ou dois minutos depois da monta. A segunda, já com as células sexuais, aumenta a vascularização da glande. Na terceira etapa, em que se concentra a maior parte dos espermatozoides, o casal já está grudado.

As cadelas também são equipadas para garantir o sucesso do acasalamento. Elas são dotadas com uma região chamada anel fibromuscular, localizado na entrada do canal vaginal, que é mais estreito do que a glande (ou “cabeça” do pênis).

O que fazer quando ver cachorros grudados?

Quem presencia cachorros acasalando não deve interferir no processo. Entre a monta e o fim do “grude”, podem transcorrer de 15 minutos a uma hora. Se ocorrer uma invasão do quintal, por exemplo, é preciso impedir que o macho se aproxime antes do início do coito.

Não adianta jogar água, nem tentar puxar os animais. Eles estão apenas obedecendo ao chamado da natureza. Não há nada imoral nem impróprio no acasalamento. Quem não quiser observar estas cenas deve providenciar a esterilização ou procurar outro local na casa enquanto os cachorros estão grudados.

Intervir no acasalamento depois da monta pode inclusive ser perigoso para os cachorros, que podem sofrer lesões internas e externas, mas a separação é praticamente impossível. Quando o coito finalmente terminar, macho e fêmea irão se separar naturalmente, sem nenhuma necessidade de ajuda externa.

Fonte: Metrópolese via Cães Online

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo