Destaque

Delegado alerta para golpe de WhatsApp que rouba dinheiro e informações de aplicativos bancários

O delegado Odilo Sena conversou com a TV Antena 10 para alertar a população sobre um novo golpe muito bem elaborado que está circulando via WhatsApp. Segundo ele, a ação criminosa é bem executada e já conseguiu enganar diversas pessoas, que acabaram perdendo dinheiro ou dados de seus celulares.

Mensagem enviada pelos golpistas para a vítima Divulgação/ Delegado Odilo Sena

De acordo com Odilo, um número de WhatsApp se passando por algum banco brasileiro entra em contato com a vítima, questionando uma transação que ela teria feito. Na mensagem o golpista escreve um determinado valor e pergunta para a vítima se ela realmente teria transferido essa quantidade para alguém. Na mesma mensagem existem as opções ‘não fui eu’ e ‘sim, fui eu’. Ao clicar em qualquer uma delas a pessoa acaba transferindo todos os dados existentes em seu telefone para o aparelho do criminoso.

“Esse golpe é muito bem feito, muito elaborado, com muita tecnologia. Existe um link e ao você clicar, um outro aparelho em outro lugar suga, rouba todas suas informações. Rouba seus cadastros, suas senhas e sabe tudo do seu telefone. O ideal seria que principalmente nos Androids usar antivírus, mas as pessoas não usam”, disse o delegado à TV Antena 10.

O delegado mostra ainda o número de WhatsApp utilizado pelos golpistas em uma vítima teresinense; o contato é intitulado como Itaú Financiamento. A descrição do contato e as mensagens enviadas para as vítimas são bem escritas e completas, o que pode fazer com que se acredite na veracidade do contato.

Descrição do contato do Whats App Reprodução

Ainda segundo o delegado, essa vítima teresinense clicou no botão enviado pelo golpista e pouco tempo depois teve grande parte de seu dinheiro, que estava em uma conta corrente, furtado. Odilo orientou que, em caso de recebimento de mensagens assim, a pessoa primeiramente entre em contato com seu gerente através dos canais oficiais do banco ou se dirigindo a uma agencia bancária.

Fonte: Portal A10+

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo