DestaqueGeral

Delta do Parnaíba, um paraíso ecológico que encanta o mundo

Delta do Parnaíba, um paraíso ecológico que encanta o mundo – Foto: Reprodução

O Delta do Parnaíba é considerado uma das mais belas paisagens do mundo. Está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí tendo em Parnaíba sua porta de entrada. É um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico. O Delta faz parte de um roteiro integrado chamado Rota das Emoções, o roteiro é composto de três destinos: Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

Paisagem
Espelhos d´água, mangues, dunas, lagoas, animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas. Tudo isso com o sol brilhando forte o ano inteiro, é esse o cenário que o turista vai encontrar no Delta do Parnaíba, um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área, formado por mais de 70 ilhas.

O Delta faz parte do roteiro integrado de turismo Rota das Emoções, formado ainda pelos Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE). Uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Ministério do Turismo, que desde 2005 uniu lideranças locais, empreendedores e entidades com o objetivo de desenvolver esta região. Em 2009, o destino foi eleito o Melhor Roteiro Turístico do país, pelo Ministério do Turismo.

Passeios ao Delta do Parnaíba
O passeio pelo arquipélago começa pelo porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande a 9 quilômetros de Parnaíba, segunda maior cidade do estado e capital do Delta, onde todos os dias lanchas e barcos levam turistas para conhecer o santuário ecológico da região. O passeio em uma lancha com capacidade para cinco pessoas custa a partir de R$ 450,00 e o barco para 65 pessoas custa a partir de R$ 75,00 por pessoa.

Um dos destinos mais procurados da região, a Ilha das Canárias, segunda maior do Delta do Parnaíba perdendo apenas para ilha Grande, abriga um povoado de pescadores com mais de 2.500 habitantes. A ilha é área de preservação ambiental, faz parte da reserva extrativista marinha do Delta e sua população é distribuída em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Torto e Caiçara. Existem pousadas e restaurantes e é um local ideal para pessoas interessadas no ecoturismo. Clique aqui para conhecer o Passeio ao Delta do Parnaíba Tradicional.

Fonte: Acesse Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias