Fronteiras

“Despacho de macumba” em encruzilhada chama a atenção de moradores de Fronteiras – PI

Despacho encontrado em encruzilhada de Fronteiras – PI – Foto reproduzida por populares via WhatsApp

Uma cena inusitada chamou a atenção de moradores de Fronteiras – PI, município localizado na região de Picos. É que numa chamada encruzilhada daquela cidade foi encontrado por populares o que seria um “despacho de macumba”, conforme o termo mencionado por moradores,

Imagens do que seria duas tigelas com velas brancas derretidas, moedas, bebidas e outros produtos acabou virando meme gerando engajamento nas redes sociais e se tornando um dos assuntos mais comentados durante o final de semana na internet.

“Em época de crise, seja ela qual for sua fé, tudo ou quase tudo é válido. Para manter o emprego, afastar os maus olhados, ou até mesmo para resgatar o grande amor de sua vida”, comentou uma internauta em grupo social do aplicativo WhatsApp.

O que é um despacho?

Por respeito às religiões afro, o Portal É Notícias resolveu pesquisar o que seria o chamado despacho. Ressaltando que o termo “despacho de macumba” é muito pejorativo e despeitoso com as religiões fro-brasileiras

Despacho, nas religiões afro-brasileiras, é um sacrifício ritualístico onde seus praticantes se desfazem de um bem material em homenagem a um orixá ou entidade espiritual. Na Umbanda e também no Candomblé, as oferendas normalmente também são conhecidas por despachos.

Dependendo do orixá ou da finalidade a que se destinam podem conter diferentes elementos como comidas, bebidas, velas, ervas, presentes) e devem ser feitas em diferentes lugares como beira de estradas, mar, cachoeira, ou encruzilhadas.

Despacho – Foto: Reprodução internet
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias