DestaqueGeral

Eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023 será visível em todo o Brasil

PPN-IMG-d85d250134c5652de59b.jpg
FOTO: REPRODUÇÃO

Um dos principais eventos astronômicos de 2023, o eclipse solar anular que acontece no dia 14 de outubro será visível em todo o Brasil, de forma parcial ou total, dependendo da região. Será uma grande oportunidade de observá-lo, pois na última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico.

Um eclipse solar anular ocorre quando a Lua está mais distante da Terra do que o normal, fazendo com que seu diâmetro aparente seja menor do que o do Sol. Como resultado, a Lua não é capaz de cobrir completamente o Sol, deixando uma borda brilhante ao redor dele, conhecida como anel de fogo.

No Brasil, o eclipse solar anular será visível a partir das 15h31, no horário de Brasília. O máximo do eclipse ocorrerá às 16h45, quando a Lua estará no centro da sombra da Terra. A anularidade máxima será de 3 minutos e 33 segundos, o que significa que o Sol ficará com 94,9% de sua superfície coberta pela Lua.

O eclipse será visível em todo o Brasil, de forma parcial ou total, dependendo da região. Na faixa de anularidade, que vai da região Nordeste até o Norte do país, o eclipse será total. Na faixa de parcialidade, que vai do Sudeste até o Sul, o eclipse será parcial.

Para observar o eclipse solar anular é importante tomar alguns cuidados para não danificar os olhos. Nunca olhe diretamente para o Sol, mesmo durante um eclipse, pois isso pode causar danos permanentes à retina. A melhor maneira de observar um eclipse solar é usando óculos especiais para eclipses ou uma luneta ou telescópio com filtro solar.

O eclipse solar anular de 14 de outubro será uma oportunidade única de observar esse fenômeno astronômico raro. Se você mora no Brasil, não perca a chance de vê-lo!

Fonte: Somos Notícias

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias