MunicípiosPiauí

Praga da mosca da semente ataca lavouras e dizima praticamente toda a safra de feijão na região de Picos

Praga da mosca da semente ataca lavouras e dizima praticamente toda a safra de feijão na região de Picos

Uma praga devastou praticamente toda a safra de feijão na região de Picos neste ano de 2023. Em todos os municípios da região, o lamento dos agricultores era que um inseto teria consumido as vargens do plantio de feijão.

Após alguns experimentos, ficou sabendo que a praga é possivelmente oriunda da mosca das vagens, ou mosca das sementes.

Mosca da semente – Reprodução

Sobre a mosca da semente

O inseto deposita seus ovos nas vagens do feijão, conforme as larvas vão crescendo, elas criam buracos nas paredes das vagens pela mastigação. Isso deixa um espaço através do qual as moscas emergem após a pupação na vagem. As pupas perfuram os grãos, produzindo túneis através dos quais saem quando ficam adultas. Os grãos afetados ficam encolhidos e perdem a viabilidade. Devido ao excremento das larvas, fungos podem se desenvolver nas partes infectadas das plantas. Sementes danificadas são impróprias para consumo humano e não são viáveis para germinação. Orifícios do tamanho de uma cabeça de alfinete podem ser encontrados em vagens secas. As sementes parecem murchas, listradas e são parcialmente comidas.

Repercussão na imprensa

Os principais orgãos de imprensa do Piauí já divulgaram informações sobre o inseto e os prejuízos causados nas lavouras. Confira abaixo uma reportagem produzida pela TV Cidade Verde em Picos – PI.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias