Destaque

Dois governadores eleitos no Piauí | Datamax dá vitória a Rafael e Opinar para Silvio: ‘Qual instituto vai acertar?’

Mais uma vez, duas pesquisas eleitorais foram divulgadas quase no mesmo dia e mostram distorção nos resultados. A do Opinar, contratada pelo Partido Progressistas, e divulgada neste domingo (07/08), traz vantagem para Silvio Mendes (União Brasil), e a outra, do Instituto Datamax e contratada pela TV Antena 10, traz a vitória de Rafael Fonteles (PT) para o Governo do Piauí, e foi divulgada nesta segunda-feira (08/08).

A grande diferença entre as duas é que a do Opinar foi feita com 1.082 entrevistados e a do Datamax com 2.000, o que de imediato mostra uma precisão maior à pesquisa que traz vantagem para Rafael Fonteles.

Outra diferença é que a pesquisa do Datamax é mais atual, feita inclusive após a presença do ex-presidente Lula ao Piauí, num evento que reuniu cerca de 40 mil pessoas e movimentou o cenário político no estado. O levantamento do Opinar foi encerrado dia 28 de julho, no mês passado ainda.

Chico Lucas, um dos coordenadores da campanha, questionou os resultados em postagem nas redes sociais.

“O Instituto Opinar e o Instituto DataMax apresentaram cenários radicalmente opostos nas pesquisas de intenção de votos para Governador do Piauí. Qual desses dois institutos será totalmente desmoralizado no dia 02 de outubro?”.

Dados do Datamax
Na pesquisa estimulada, Rafael aparece com 39,25% das intenções de votos, enquanto Silvio Mendes aparece com 31,69%. Veja mais dados:

A pesquisa foi realizada no período de 02 a 07 de agosto, por encomenda da TV Antena 10. Foram entrevistados 2 mil eleitores de Teresina e mais 78 cidades do estado. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI), sob o número PI-02984/2022, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-04288/2022.

Dados do Opinar
Na pesquisa estimulada do Opinar, Silvio Mendes aparece com 48,98% das intenções de votos enquanto Rafael tem 33,36%. Veja mais dados:

A pesquisa foi realizada no período de 25 a 28 de julho, por encomenda do Partido Progressistas. Foram entrevistados 1.082 eleitores no Piauí. A margem de erro é de 2,97 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%. Está registrada no Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI), sob o número PI-08501/2022.

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias