Pio IX

Dia histórico em Pio IX: Gestão Silas Noronha e Etinho Bezerra inaugura Mercado Público Chico Arrais; veja fotos e vídeo!

Gestão Silas Noronha e Etinho Bezerra inaugura Mercado Público Chico Arrais

Na manhã desta segunda-feira, 11 de março, a Gestão “Trabalho e respeito para todos”, que tem à frente do executivo o prefeito Silas Noronha e o vice-prefeito Etinho Bezerra, entregou mais uma obra de suma importância para a cidade de Pio IX.

A população piononense celebrou com entusiasmo a reinauguração do Mercado Municipal Chico Arrias. A revitalização do mercado foi uma conquista amplamente aguardada pela população local, que agora usufrui de instalações completamente modernizadas.

Gestão Silas Noronha e Etinho Bezerra inaugura Mercado Público Chico Arrais

A solenidade de inauguração contou com a animação dos artistas locais Raí dos Teclados e Tonho do Acordeon, e foi prestigiada por representantes do executivo, legislativo, secretários municipais, lideranças políticas, familiares do saudoso Chico Arrais e populares.

De acordo com prefeito Silas Noronha, a revitalização do mercado contou com apoio do deputado federal Júlio César, e beneficiará cerca de oito famílias de comerciantes locais.

Prefeito de Pio IX, Silas Noronha

“É uma honra para mim, ter reformado uma obra que foi feita por um grande homem que passou por Pio IX, um grande médico e um grande prefeito, que onde passo só vejo falar de bem, que é o ex-prefeito Alencar Neto. Demoramos um pouco para entregar a obra devido as dificuldades financeiras, mas ficamos felizes em ver um pai de família se instalar em um box aqui. Vamos deixar oito famílias com renda e concluímos mais um compromisso de nossa gestão, muito obrigado Pio IX”, disse o prefeito.

No uso de sua fala, o vice-prefeito Etinho Bezerra destacou que a obra de reforma do mercado é mais uma reinvindicação da população atendida pela atual gestão.

Vice-prefeito de Pio IX, Etinho Bezerra

“Quando a gente andava nas casas das pessoas há quatro anos atrás ouvindo os anseios da população, eu lembro que falavam no hospital, estradas, estádio e nós já começamos a entregar essas obras. Em breve será o hospital que é uma obra grandiosa e isso só mostra o nosso trabalho. Oito mulheres irão trabalhar aqui e terão seu sustento. Futuramente nós vamos inaugurar o parque de exposição. Vamos continuar trabalhando e fazendo o melhor por Pio IX”, declarou.

Presente ao evento, o vereador Hipérides Alencar também fez uso da palavra e aproveitou o momento para parabenizar a atual gestão e o apoio dos deputados Júlio César e Georgiano.

Vereador Hipérides Alencar

“Ao longo da minha trajetória, juntamente com os deputados Georgiano Neto e Júlio César, temos solicitado várias ações para o município de Pio IX. Aqui eu não poderia deixar de agradecer por esse recurso de aproximadamente 363 mil reais com emenda oriunda do deputado Júlio César e parabenizar o nosso prefeito por entregar essa obra. Quero dizer ao povo de Pio IX que contem comigo, com os deputados e juntamente com o prefeito, nossa história está apenas começando”, disse.

A vereadora Eliane Bezerra ao fazer uso da palavra destacou o forte empreendedorismo piononense e

Vereadora Eliane Bezerra

“Nós nos reconhecemos como uma das cidades mais empreendedoras da nossa região e nós estamos aqui no santuário dos empreendedores. Iniciado em 1938, estive na inauguração em 1984 com o Dr. Alencar Neto e muita gente que está aqui presente. Todo dia eu durmo e acordo pensando em como justificar o nosso mandato, a nossa representação, e estou feliz e satisfeita em tomar a decisão alinhada com o povo, e continuamos alinhados, pois nosso compromisso é fazer, é entregar, é representar, então, em time que está junto, não se mexe”, pontuou a parlamentar.

Sobre o Mercado Público de Pio IX

Construído em 1938, o Mercado Público de Pio IX foi instalado originariamente com a atividade de venda de carnes, funcionando inicialmente como o primeiro açougue da cidade. O gado era abatido debaixo do pé de juazeiro localizado próximo do terreno que depois seria construído o segundo prédio para funcionar como açougue. Em volta do quarteirão onde ao centro está o Mercado, instalou-se diversos pontos de comércio de artigos variados nas antigas vendas (as bodegas, lojas de tecidos, sapatarias, barbearias e bares).

Duas figuras femininas marcam a memória e identidade da nossa gente, Júlia Selvino (devota fervorosa de Padre Cícero) e Dasdores Bandeira, ambas tinham “bancas de cafés” e também utilizavam o espaço para comerciar. Em 1984, no mandato do prefeito José Antão de Alencar Neto, refletindo o compromisso com o bem-estar da comunidade, a estrutura interna do Mercado foi demolida dando lugar a uma estrutura com oito boxes e dois banheiros, masculino e feminino. A partir de então, mulheres passaram a complementar sua renda familiar com a venda de pratos da culinária local.

Em 14 de agosto de 2020, através da Lei 875/2020, o mercado foi nomeado “Mercado Público Municipal Chico Arrais”. Este lugar é um patrimônio público que exprime muitas memórias e histórias, é um importante centro comercial, que fica no coração da nossa cidade.

Atualmente, em sua volta cresce e se revigora a cada dia, a atividade comercial, com uma variedade de produtos, incluindo alimentos frescos, artesanato regional e outros produtos típicos da região. Além disso, o mercado muitas vezes serve como um ponto de encontro para a comunidade, onde as pessoas se reúnem para socializar, fazer compras e celebrar a cultura local. Com suas cores vibrantes, aromas tentadores e atmosfera animada, o Mercado Público de Pio IX é sem dúvida um lugar especial que reflete a identidade e a vitalidade da nossa querida Pio IX e de seu povo.

Gestão Silas Noronha e Etinho Bezerra inaugura Mercado Público Chico Arrais

Veja vídeo da inauguração:

Veja as imagens da inaguração:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias