Destaque

Pesquisa GP1: Sílvio Mendes tem 27,7%, Rafaell Fontelles 16,8% e Iracema 13,04%

portal GP1 divulgou nesta terça-feira (23/11) a primeira pesquisa de intenções de votos (estimulada e espontânea) para governador do Piauí realizada pelo seu instituto. Seis nomes já se colocaram publicamente na disputa pelo Palácio de Karnak: o secretário de Fazenda Rafaell Fontelles (PT), o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB), a deputada federal Iracema Portella (Progressistas), o professor Washington Bonfim (sem partido), a secretária de Economia Solidária de Teresina Gessy Fonseca (PSC) e Romualdo Seno (DC).

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Sílvio Mendes lidera com ampla vantagem em relação aos demais nomes, somando 27,74% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o secretário de Fazenda do Piauí, Rafaell Fontelles, com 16,87%, seguido da deputada federal Iracema Portella, que aparece em terceiro com 13,04%. Em quarto lugar está Gessy Fonseca, com 3,48%. O professor Washington Bonfim aparece em quinto lugar, com 1,91%, seguido por Romualdo Seno (DC), que fica em sexto lugar, com 0,96%.Os entrevistados que disseram que não sabiam ou preferiram não responder foram 11,4% e os que disseram que não votariam em nenhum dos candidatos, nulo ou branco foram 24,96%.

Votos válidos na pesquisa estimulada
Neste cenário, quando são levados em conta apenas os votos válidos, ou seja, quando são excluídos da pesquisa os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Sílvio Mendes segue na liderança, com 43,34%, seguido por Rafaell Fontelles, com 26,36%. Iracema Portella vem em terceiro lugar, com 20,38%, depois vem Gessy Fonseca com 5,43%, Washington Bonfim com 2,99% e, em último, Romualdo Seno com 1,49%.

Pesquisa espontânea
Na modalidade de pesquisa espontânea as opções não são apresentadas aos entrevistados, por conta disso, aparecem muitos nomes que não são pré-candidatos. Mesmo não podendo mais concorrer ao cargo, o atual governador Wellington Dias (PT) aparece em primeiro lugar, com 11,13% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Silvio Mendes, com 6,43%, e em terceiro aparece Rafaell Fontelles, com 4,52%. O quarto mais citado foi o ex-presidente Lula, com 1,83%, seguido por Iracema Portella com 0,87%, Ciro Nogueira com 0,61%, Gessy Fonseca com 0,52%, Romualdo Seno com 0,17%, e Washington Bonfim com 0,17%. Em seguida aparecem Ciro Gomes, Firmino Filho (falecido), Geane Dias, José Francisco Paes Landim, Kleber Montezuma, Mão Santa, Marcelo Castro, Marden Menezes, Pastor Gessivaldo e Sueli, cada um deles com 0,09%.

Do total de entrevistados na pesquisa espontânea, 65,82% disseram que não sabiam ou preferiram não responder e 7,03% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos ou que votariam nulo ou branco.

Ficha Técnica
A pesquisa, contratada pela empresa JCS Holanda, detentora do Portal GP1, foi realizada entre os dias 16 e 19 de novembro, sob responsabilidade da estatística Thaynara Thalessa Araújo. Foram ouvidos 1.150 eleitores com idade a partir de 16 anos, observando os critérios de sexo, faixa etária, grau de instrução e renda familiar. As entrevistas foram realizadas de forma presencial nas residências dos eleitores, em 56 municípios do Piauí, contemplando todas as regiões do estado. A margem de erro da pesquisa é de 2,89% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Clique aqui para conferir a pesquisa completa!

Fonte: 180graus/GP1

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias