Destaque

Descoberta nova Pedra Furada no Piauí; veja fotos

Nas últimas décadas o estado do Piauí não para de surpreender o mundo com notícias importantes sobre descobertas científicas, parques nacionais espetaculares, registros de novas espécies da fauna e flora, ambientes marinhos e monumentos geológicos únicos, entre outras relíquias da natureza e da ciência.

Considerado um dos territórios mais selvagens e desconhecido do Nordeste brasileiro, o Piauí mostra o seu potencial a cada novo achado.

Dessa vez a novidade é mais um espetáculo da natureza: uma, até então desconhecida, Pedra Furada. O monumento geológico que ganhou fama com a mais conhecida delas, a Pedra Furada do Parque Nacional da Serra da Capivara e cartão postal do estado, agora se repete de forma esplendorosa no limite dos municípios piauienses de São Braz e Jurema, na região sudeste do Piauí.

CRÉDITO: ANDRÉ PESSOA

O achado só foi possível graças ao trabalho dos sertanejos da Associação dos Mateiros da Serra da Capivara, uma ONG criada no município de São Raimundo Nonato que se dedica a valorizar o conhecimento e as tradições dos mateiros, homens simples em sua maioria que detém o conhecimento passado de geração em geração sobre as peculiaridades da Caatinga, ambiente exclusivamente brasileiro.

A nova Pedra Furada foi descoberta durante uma expedição de reconhecimento da região que fica na chamada Serra do Bom Jesus do Gurguéia, uma imensa formação geológica que começa no sul do Piauí, região de Corrente, e se prolonga até as imediações de Picos, já no lado leste do estado.

CRÉDITO: ANDRÉ PESSOA

Conforme vai avançando a serra vai ganhando nomes locais como Serra do Uruçuí, Serra Vermelha, Serra das Confusões, Serra da Capivara, e assim por diante.

A descoberta fica numa fazenda privada nos limites dos dois municípios piauienses. O acesso é complicado e exige conhecimento da região. Por enquanto, o proprietário da área prefere manter segredo da localização para evitar invasões que possam causar danos ao meio ambiente.

O lugar é totalmente selvagem, com a presença de espécies da floresta tropical como a palmeira Macaúba, ou coco-de-espinho, araras, papagaios, macacos e muitos outros animais.

Crédito: André Pessoa

Apresentado em primeira mão as imagens da descoberta, o médico, aventureiro e explorador  Luiz Airton logo batizou o monumento de “Pedra dos Olhais”. Para ele, a descoberta é uma “maravilha” e precisa ganhar um nome original, onde não exista outro igual. “Avise quando eu puder publicar essas imagens”, disse ele, ansioso para divulgar ao mundo a chegada dessa nova maravilha do Piauí.

A expedição que descobriu o lugar foi composta pelo mateiro e biólogo autodidata João Leite, aluno do curso de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e guarda-parque da Serra da Capivara. Também fez parte da equipe o experiente mateiro e pescador registrado na Colônia de Pesca de São Raimundo Nonato, Carmelo Valter.

Crédito: André Pessoa

Fotógrafo leva imagem para o mundo

Carol Duraes 

Desde 1993 o jornalista, fotógrafo e produtor cinematográfico André Pessoa não cansa de surpreender o Piauí com as suas descobertas e reportagens.

Crédito: Nina Pessoa

Conhecido por projetar a Serra da Capivara pelo mundo afora, Pessoa tem um legado importante para o Piauí. Dois dos maiores parques nacionais do Piauí (Serra das Confusões e Nascentes do Parnaíba) têm a sua digital no processo de descoberta, criação e divulgação.

Questionado como se sente ao apresentar ao mundo essa nova descoberta ele disse: “os parabéns são para o Piauí. Ele é que sempre me surpreende. Vinte e sete anos me dedicando a divulgar, conhecer e descobrir as suas maravilhas e a cada dia fico ainda mais encantado”.

Conheça três maravilhas da geologia localizadas no Piauí

Pedra Furada da Serra da Capivara. Considerada o cartão postal do Piauí|Crédito: André Pessoa

Pedra Furada do Gongo. Também na Serra da Capivara o acesso é difícil, apenas com veículos 4×4| Crédito: André Pessoa

Pedra Furada dos Canoas. Na zona de entorno da Serra da Capivara, quando ganhar estrutura poderá ser um atrativo turístico | Crédito: André Pessoa

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias