DestaqueGeral

Eclipse com lua de sangue dia 15 de maio poderá ser observado em todo o Brasil

Eclipse com lua de sangue dia 15 de maio poderá ser observado em todo o Brasil

A “Lua de Sangue” é um evento astronômico querido por todos os amantes de astronomia, e sua próxima ocorrência acontecerá na madrugada entre os dias 15 e 16 de maio. Conhecido tecnicamente como “eclipse lunar total”, o fenômeno é caracterizado pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua, fazendo com que nosso satélite natural reflita tons avermelhados.

A NASA explica que esse evento ocorre quando “a única luz que chega à superfície da Lua é aquela que passa pela atmosfera da Terra”. As moléculas do ar atmosférico “ocultam” o espectro azul e fazem com que a luz refletida na superfície lunar seja avermelhada. Essa é a mesma ciência por trás da cor alaranjada do céu durante o pôr do sol.

(Imagem: Yu Kato/Unsplash)

Observadores no Brasil poderão acompanhar o eclipse lunar a olho nu a partir das 22:30 do domingo, dia 15, quando a penumbra da Terra começará a obscurecer a Lua. O ápice — isto é, o momento em que a Lua adquire sua “coloração vermelha” — ocorre por volta das 01:11 da segunda-feira, dia 16, e deve durar até às 01:53.

Todo o fenômeno poderá ser visto na América do Sul, Central e em regiões ao leste da América do Norte. Confira os locais de observação no mapa abaixo, onde as áreas marcadas em vermelho e tom mais escuro de lilás representam os lugares onde o evento será totalmente observável (desde que o céu não esteja nublado).

(Imagem: timeanddate.com)

O “calendário astronômico” deste mês inclui chuvas de meteoros observáveis na Terra. A Eta Aquariids, por exemplo, está em atividade desde 15 de abril e deve atingir seu pico na próxima quarta-feira (04). Os bólidos também estão marcando presença ao longo dos últimos meses e já foram vistos em céus de Goiás e Rio de Janeiro.

Fonte: www.tudocelular.com

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias