Destaque

Eclipse solar total ocorre nesta segunda-feira; saiba como assistir!

Eclipse poderá ser visto no México, Estados Unidos e Canadá. O Observatório Nacional transmite o fenômeno a partir das 12h30

Eclipse solar total ocorre nesta segunda-feira; saiba como assistir!
Eclipse solar total ocorre nesta segunda-feira; saiba como assistir! | Foto: NASA/Aubrey Gemignani

eclipse solar total ocorrerá na segunda-feira, dia 8, e será visível no México, nos Estados Unidos e no Canadá. Segundo os astrônomos, o fenômeno parcial iniciará por volta das 12h42 e atingirá seu ápice às 15h17. A transmissão será realizada pelo Observatório Nacional a partir das 12h30. A live será conduzida pela astrônoma e pesquisadora Josina Nascimento. LINK PARA ASSISTIR

🌔 COMO OCORRE O ECLIPSE SOLAR? Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra sobre a Terra. Quando a Lua bloqueia completamente a luz solar, resulta no fenômeno conhecido como eclipse solar total, como o que ocorrerá nesta segunda-feira. O fenômeno é notável por vários motivos, incluindo sua breve duração e a área relativamente limitada em que é visível.

🌓 ECLIPSE SOLAR TOTAL É UM FENÔMENO RARO: Embora ocorra uma ou duas vezes por ano, o eclipse total é considerado raro devido à sua faixa limitada de visibilidade, que engloba apenas uma pequena porção do planeta. Esta faixa, com no máximo 270 quilômetros de largura, restringe a observação do fenômeno. No caso do eclipse desta segunda-feira, a faixa de visibilidade atravessa a América do Norte, abrangendo partes do Canadá, Estados Unidos e México. De acordo com uma estimativa do Time and Date, um site especializado em astronomia, apenas 0,55% da população mundial reside nos países onde o eclipse solar total será visível.

🌒 FENÔMENO ACONTECE PELO DIÂMETRO APARENTE: Se considerássemos apenas o tamanho dos corpos celestes envolvidos, um eclipse solar nunca ocorreria. Isso se deve ao fato de o Sol ser muito maior do que a Lua, o que impediria sua ocultação completa. O fenômeno, no entanto, é possível devido ao conceito de diâmetro aparente. O alinhamento e a distância entre o Sol, a Lua e a Terra fazem com que eles aparentem ter o mesmo tamanho, permitindo assim a sobreposição que resulta no eclipse.

🌑 ECLIPSE TEM CURTÍSSIMA DURAÇÃO: O fenômeno também é considerado raro devido à sua breve duração, que geralmente não ultrapassa 7 minutos e meio, dependendo da localização ao longo da faixa de visibilidade. No entanto, em muitos países onde o eclipse pode ser observado, sua duração costuma variar entre 4 a 5 minutos. Além disso, a visibilidade do eclipse está sujeita às condições meteorológicas. Se o céu estiver nublado, o fenômeno não será observável. Portanto, aqueles que desejam testemunhar o evento ainda precisam contar com a sorte de ter um céu claro durante os breves minutos em que o eclipse ocorre.

ECLIPSE SOLAR DEIXARÁ DE ACONTECER: Além de sua efêmera duração e da restrita faixa de visibilidade, o fenômeno é considerado raro por estar fadado a desaparecer. Com o gradual afastamento da Lua em relação à Terra, o eclipse solar total eventualmente deixará de ocorrer. A medida que a Lua se distancia, seu diâmetro aparente não mais corresponderá ao do Sol. Josina observa que a Lua está se distanciando da Terra a uma taxa aproximada de 4 centímetros por ano, tornando esse processo bastante gradual.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias