Pio IX

Educação de Pio IX realiza formação do PRO Alfabetização na Idade Certa

Educação de Pio IX realiza formação do PRO Alfabetização na Idade Certa

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste sábado, 02 de abril, uma formação do PRO Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) para gestores da rede municipal de ensino, professores da educação infantil e do ciclo de alfabetização.

A formação aconteceu na escola Professor Balduíno Barbosa de Deus e foi conduzido pela equipe do referido programa composta por a coordenadora municipal, Luana Aparecida dos Santos Sousa, e as formadoras municipais, sendo uma da educação infantil, Sandra Ana de Sousa, e dos anos iniciais (1º e 2º Ano), Maria das Graças Lima.

Após as apresentações, grupos de trabalhos foram subdivididos de acordo com as temáticas e seus públicos alvos. A formadora dos anos inicias, Graça Lima, dirigiu os trabalhos para os professores do ciclo de alfabetização, com o tema: A intencionalidade de recomposição da aprendizagem: desafios e possibilidades do percurso didático do processo de alfabetização e letramentos.

A formadora da educação infantil, Sandra Ana, conduziu os trabalhos com os professores da educação infantil com a temática: A criança no centro do currículo e do planejamento. Enquanto a coordenadora municipal, Luana Sousa, ficou responsável pela capacitação dos gestores das escolas municipais abordando a temática: Eu, gestor líder.

Sobre o Pró Alfabetização na Idade Certa

O Pró Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do governo do estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, onde todos os 224 aderiram ao Programa. Uma política de alfabetização com o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2° ano do ensino fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático, e consequentemente com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Professora Maria Telvânia

“O trabalho do professor é sempre muito difícil, apesar de ser gratificante poder fazer parte da evolução das crianças. Com a pandemia essas dificuldades aumentaram, e assim é muito bom poder contar com o suporte de programas alfabetizadores. Acredito que o PPAIC vem trazendo novas ideias, metodologias e novas metas a serem alcançadas que irão motivar e inspirar nós, professores, alunos e toda a comunidade escolar”, explicou a professora Maria Telvânia.

Para a coordenadora pedagógica, Emanuelli Cristina, o PPAIC é um grande reforço para a alfabetização na idade certa no município de Pio IX.

Coordenadora Pedagógica Emanuelli Cristina

“Com a chegada do programa reacende a esperança que os nossos alunos adquiram o domínio da leitura e da escrita”, declara bastante esperançosa a educadora.

A coordenadora municipal do PRO Alfabetização na Idade Certa em Pio IX, Luana Sousa, informou que a formação além de oferecer suporte pedagógico, serve também de apoio e como trocas e compartilhamentos de experiências.

Luana Sousa – Coordenadora Municipal do PPAIC em Pio IX

“É com sentimento de alegria e emoção que realizamos a nossa primeira formação presencial. Quero agradecer a Deus e ao apoio da Secretária Municipal de Educação Clebiana Telles, que nos apoiou em toda a logística para realização desse momento. Foi um encontro muito proveitoso, de troca de informação e aprendizagem. Mas além disso, foi um momento de reencontro, de compartilhar vivências e de encontrar no outro o apoio necessário para enfrentar os problemas inerentes ao momento atual”, ressaltou a coordenadora.

A Secretária de Educação, Clebiana Telles, elogiou a equipe do PPAIC municipal e destacou a importância da formação em conjunto.

Clebiana Telles – Secretária Municipal de Educação

“É muito gratificante saber que a equipe de formadores e também os professores e gestores que participaram tiveram tamanho cuidado, empenho e dedicação para com essa formação. Um momento riquíssimo para nossa educação, pois todos tiveram a oportunidade de discutir presencialmente sobre o momento que cada escola vive, expor ideias, compartilhar problemas e também soluções”, declarou a secretária.

A diretora escolar, Lourdete Lopes, disse que debater sobre o ensino aprendizagem junto a colegas de profissão sempre foi muito proveitoso.

Lourdete Lopes- Diretora Escolar

“O encontro foi muito proveitoso tanto na aprendizagem como no acolhimento. Após todo o período de suspensão das aulas devido a pandemia, foi muito bom poder reencontrar colegas de profissão para debater sobre ensino”, ressaltou.

Veja aas imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias