Destaque

Eles estão em todo lugar: passado o período chuvoso, anfíbios invadem residências em busca de alimento

Eles estão em todo lugar: passado o período chuvoso, anfíbios invadem residências em busca de alimento

Após o período chuvoso as casas costumam ser invadidas por três espécies de anfíbios, uns muito pequenos, outros nem tanto, que nada mais procuram do que alimento. São as rãs, pererecas e os sapos. Embora de hábitos aquáticos, as rãs também são comuns nessa época do ano. Segundo o biólogo Fabrício Sousa a presença desses animais está relacionada aos insetos, que também invadem as casas por causa da luz.

“Esses mosquitos aparecem em maior quantidade nessa época devido ao fim do período chuvoso, estabilidade no clima e a busca por fonte de luz. Nesse período cresce o número de criadouros que aceleram o ciclo de desenvolvimento desses insetos, que é um dos alimentos preferidos dos anuros, que é o nome dado aos anfíbios que não possuem rabo ou cauda”, explicou o biólogo.

Enquanto as pererecas e as rãs são mais avistadas nas paredes, principalmente dos banheiros, saltando em cima das pessoas, os sapos, de maior porte, ficam pelo chão das calçadas e quintais.

Apesar da aversão inicial da maioria das pessoas a esses animais, eles são benéficos aos seres humanos. Por se alimentarem de insetos, podem nos livrar de muitas doenças, mesmo que a sua presença por vezes nos incomode.

Fonte: Boletim do Sertão

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias