Alagoinha do Piauí

Em Alagoinha do Piauí, I Festival da Sanfona reúne mais de 40 artistas e atrai multidão; veja fotos e vídeos!

Foi realizado na tarde e noite deste domingo, 5 de maio, o I Festival da Sanfona de Alagoinha do Piauí. O evento celebra o Dia do Sanfoneiro local, uma homenagem ao aniversário natalício do saudoso Raimundo Nonato, maior artista popular do município.

O Dia do Sanfoneiro foi instituto por Lei em Alagoinha do Piauí através de um Projeto de Lei de autoria do ativista cultural Diassis Pepial e levado no ano de 2023 para apreciação na Câmara Municipal pelos Vereadores George Rocha, Verílson e Janílson Neto. O PL foi aprovado por unanimidade e posteriormente sancionado pelo poder executivo.

Em Alagoinha do Piauí, I Festival da Sanfona reúne mais de 40 artistas e atrai multidão

O I Festival da Sanfona de Alagoinha do Piauí foi organizado por Diassis Pepial, grande ativista popular e divulgador da cultura em Alagoinha do Piauí, o sanfoneiro Ademar Marques e o grupo Sanfona Sentida com a ajuda de patrocinadores amigos e apoio da Secretaria de Cultura representada pelo agente cultural Samuel Nascimento.

Em sua fala, Diassis Pepial disse que para ele é motivo de orgulho e satisfação poder realizar o maior evento cultural de Alagoinha do Piauí.

Em Alagoinha do Piauí, I Festival da Sanfona reúne mais de 40 artistas e atrai multidão

“Para mim, amante da cultura, é um privilégio poder fazer parte deste que é o maior evento cultural de nosso município. Quero aqui agradecer aos artistas, aos nossos patrocinadores, enfim, a todos os participantes. Meu muito obrigado a todos, e se Deus nos permitir, este é o primeiro de muitos outros que serão realizados em Alagoinha do Piauí”, disse.

O evento contou com encontro de sanfoneiros e demais artistas no Posto de Braz, logo em seguida houve sanfonada pelas principais ruas da cidade e concentração em frente à Igreja Matriz de São João Batista.

Em Alagoinha do Piauí, I Festival da Sanfona reúne mais de 40 artistas e atrai multidão

Na ocasião houve ainda um depoimento da ex-professora, ativista cultural e escritora Dona Fidélia Rocha que discorreu sobre o legado cultural deixado por Raimundo Nonato e a cultura da sanfona enraizada em todas as camadas da sociedade, bem como sua influência seja religiosa, cultural ou social.

Na parte da noite, uma multidão esteve presente no Clube Asa Branca, onde participaram mais de quarenta sanfoneiros e também artistas renomados como Alvino Luz, Epitácio, dentre outros.

Veja as imagens do evento!

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias