DestaquePiauí

Piauí pode receber chuvas intensas dos dias 16 a 20, segundo boletim da Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), publicou, nesta nesta quinta-feira (15/12), um boletim apontando a possibilidade de ocorrência de chuvas com maior regularidade e intensidade no território piauiense no período de 16 a 20 de fevereiro.

FOTO: REPRODUÇÃO/ILUSTRAÇÃO FREEPIK

De acordo com o boletim, as fortes chuvas se devem à associação de dois fatores que contribuem para deixar o tempo instável e com a ocorrência de pancadas de chuva em todo o Piauí: Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e altos níveis da troposfera em um fluxo vindo do oeste. Os dois sistemas contribuem para a instabilidade na região, focalizada na mesorregião sudeste e centro-norte do estado. Segundo os dados, há possibilidade de os acumulados diários ultrapassarem os 100mm

No comunicado, a Semarh alerta ainda para riscos potenciais, como queda de energia elétrica e queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em seu aviso, a secretaria instruiu a população a, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. O boletim alerta ainda para os riscos de utilizar aparelhos celulares conectados à tomada.

Fonte: 180graus via Governo do Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias