Picos

Em Picos, casas são parcialmente destruídas por deslizamento de terra

PPN-IMG-80c5c2cabab6dfc516ae.jpg
Em Picos, casas são parcialmente destruídas por deslizamento de terra

Uma forte enxurrada na cidade de Picos, localizada a 313 km de Teresina, deixou duas casas do bairro Paroquial parcialmente destruídas por deslizamento de terra na noite da última quarta-feira (21). Alguns moradores registraram em vídeo a água da chuva e lama invadindo as casas. Apesar do incidente, ninguém ficou ferido.

De acordo a Defesa Civil de Picos, o deslizamento de terra pode ter sido causado pelo rompimento do morro de contenção da localidade que fica entre o bairro Paroquial e o bairro Aerolândia. O grande volume de água da forte chuva teria inundado o esgoto, que sem ter por onde escorrer, desceu as encostas do morro atingindo as casas.

Ainda segundo o órgão, a Defesa Civil municipal teria solicitado que os moradores deixassem as suas casas. Em contrapartida, as famílias seriam beneficiadas com o aluguel social. Contudo, os moradores decidiram ir para a casa de familiares.

A cidade ainda apresenta risco de novos deslizamentos podendo afetar casas localizadas nas proximidades do Morro Grande. Uma equipe da Secretaria de Defesa Civil de Picos realizou uma inspeção no local ainda na quinta-feira (22). Os danos de seis casas afetadas pelo alagamento foram avaliadas.

Em Picos, casas são parcialmente destruídas por deslizamento de terra - (Valéria Noronha)
Em Picos, casas são parcialmente destruídas por deslizamento de terra – (Valéria Noronha)

 

Conforme relatado pelo Secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, a Prefeitura de Picos foi prontamente informada do ocorrido e se dirigiu imediatamente ao local para avaliar a situação.

“Nos últimos dois dias, as chuvas foram especialmente intensas. Em Picos, sabemos que não apenas o centro da cidade, mas também as áreas periféricas e rurais, enfrentam esse tipo de risco. E aqui no Morro Grande não foi diferente. A comunidade nos pediu para realizar inspeções e estamos buscando soluções para ajudar aqueles que estão sofrendo perdas. Com o apoio do Prefeito Gil, estamos empenhados em resolver esse problema, garantindo que haja infraestrutura adequada para o escoamento das águas quando as chuvas intensas ocorrerem”, declarou.

Em Picos, casas são parcialmente destruídas por deslizamento de terra - (Daniel Holanda)
Em Picos, casas são parcialmente destruídas por deslizamento de terra – (Daniel Holanda)

A Defesa Civil adverte que indivíduos em situação de perigo devem entrar em contato através do telefone (89) 9 9456-5520.

Piauí segue em alerta para chuvas intensas

O Piauí continua na zona de alerta para perigo potencial de chuva forte e de risco de tempestade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para esta sexta-feira (23), há dois alertas em vigência abrangendo as regiões Sudeste, Centro-Norte, Norte e Sudoeste piauienses.

O primeiro alerta é amarelo para perigo potencial de chuva forte e vale até amanhã. Este prevê precipitação entre 20 e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Já o segundo alerta é laranja para perigo de tempestade com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h e 50 a 100 mm/dia.

O Inmet orienta para que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvore nem estacionem seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Fonte: Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias