Pio IX

Em Pio IX, Educação e Saúde lançam projeto “Amigos do Bem” e trabalham diversidade, respeito e inclusão social nas escolas da rede municipal; veja fotos!

A Prefeitura de Pio IX, na Gestão do prefeito Silas Noronha e do vice Etinho Bezerra acaba de lançar um projeto inovador que utiliza de um teatro de bonecos para trabalhar sobre diversos temas nas escolas da rede municipal de ensino.

Intitulado de “Bonecos do Bem”, o referido projeto faz parte de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde e alusiva ao mês de conscientização sobre o autismo trabalhará sobre esta temática inicialmente em todas as escolas de ensino infantil.

Projeto Bonecos do Bem desenvolve primeiras ações em Pio IX

“Este projeto é uma parceria da Educação com a Saúde e são bonecos educativos que enriquecem e transmitem para o alunado formas de ações mais interativa, onde há o envolvimento de todo mundo. É um momento que se inicia e virão vários outros momentos”, explicou Jonathas Leite, o Jonjon.

Nesta quarta-feira, 19 de março, foram desenvolvidas as primeiras ações nas creches de ensino infantil: Florzinha do Pereiro, Tia Ana e Anita Teles. Na oportunidade, houve peça teatral com os bonecos em cada unidade de ensino abordando como tema a inclusão social, em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização mundial sobre o autismo.

A psicóloga do NACE (Núcleo Especial de Atenção à Criança), Islândia Santos, explicou mais detalhes sobre o projeto.

Psicóloga do NACE, Islândia Santos

“Hoje começamos o projeto com os Bonecos do Bem, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação. Esse projeto visa trabalhar a inclusão de uma forma desmistificada e também sair daquela teoria, do que é inclusão. A gente busca trabalhar, principalmente, nessas fases iniciais da vida da criança a questão do respeito e do incluir para além de só colocar para a sala de aula, como o coleguinha pode estar trazendo o outro que tem uma deficiência para uma brincadeira, para um momento que muitas vezes ele é excluído por ter uma limitação, seja visual, física ou mental. Dessa forma, o objetivo do nosso projeto é trabalhar a diversidade, o respeito e a inclusão dentro das escolas nessas séries iniciais”, explicou.

A gerente da Atenção Básica da Saúde, Cynthia Santhiago, detalhou sobre as ações e a necessidade de se lançar o Bonecos do Bem.

Enferneira, Cynthia Santhiago

“O projeto Bonecos do Bem nasceu da necessidade de trabalhar o tema inclusão nas escolas, principalmente com os alunos menores, o público infantil. A gente iniciou com um texto do “Meu amigo faz III” que é um livro da Andréa Werner e conta uma história sobre inclusão, e depois fomos adaptando com personagens que a gente foi criando para mostrar como essa inclusão se dá na escola. É um projeto que iniciamos hoje e vai percorrer todo o município”, destacou.

A educadora física, Aline Alencar, disse que o referido projeto é de suma importância e pode ajudar em muito nas abordagens sobre os mais diferentes temas.

educadora física, Aline Alencar

“Esse é um projeto muito interessante por que ele nos traz a oportunidade de abordar temas com as crianças contando histórias com os bonecos e hoje foi possível falar sobre alimentação saudável e a importância da prática de exercício dessa maneira. Foi muito legal a ação desenvolvida”, ressaltou.

Bonecos do Bem é um projeto desenvolvido pelo multiprofissional piononense, Grasiane Sá

O Bonecos do Bem é um projeto desenvolvido por Grasiane Sá, multiprofissional piononense, segundo ele, “o objetivo é buscar uma maior interação com o alunado utilizando de técnicas do ventriloquismo, despertando de forma lúdica, uma maior atenção destes, possibilitando que seja trabalhado, de forma mais dinâmica, temas relevantes como respeito, diversidade e a inclusão social, por exemplo”.

Material adquirido pela gestão Silas Noronha

Para o desenvolvimento do projeto, o Prefeito Silas Noronha adquiriu em meados do mês de março, um kit composto por um teatro de fantoches, tapetes, cubos e jogos. Kit Inclusão permitirá aos profissionais, tanto da área da saúde, como da educação, a abordagem de assuntos relacionados à saúde e à educação infantil.

Prefeito de Pio IX, Silas Noronha

“Eu vejo esse material com uma maior possibilidade e com mais força para cada profissional poder trabalhar e dá o melhor de si, pois com criança, a gente trabalha com amor”, disse o chefe do executivo municipal.

Veja as imagens:

 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo