Em Pio IX, Escola Maria Matutina de Alencar promove evento alusivo à conscientização sobre o Autismo
A Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar (UEMMA), escola pertencente à rede municipal de ensino de Pio IX, promoveu nesta segunda-feira, 03 de abril, um momento para falar sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O objetivo era de esclarecer sobre mitos e verdades para tentar aumentar o conhecimento da população e consequentemente minimizar possíveis preconceitos.
Mediado pela Coordenação de Educação Inclusiva, equipe pedagógica da escola e com a presença da psicóloga Islândia Santos, o evento contou com a participação de pessoas que apresentam o TEA, juntamente com familiares, profissionais e comunidade em geral interessada nesta temática.
Na ocasião, estavam expostos os desenhos do aluno Erick, que possui o Transtorno do Espectro do Autismo, e foi bastante elogiado pelo grande talento com o desenho.
Sobre o Autismo
Conforme o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5, o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta principalmente as áreas de sociocomunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados. A incidência atual conforme dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, constatou que 1 em 45 pessoas do mundo, estão dentro do transtorno do espectro autista (o que representa cerca de 2,25%). Os dados também apontam que a ocorrência é maior em meninos do que em meninas, com isso a cor azul foi utilizada para representar o autismo. O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.