São Julião

Em Sessão Ordinária, Câmara aprova piso dos professores e nomeia de “Professor José Abílio” escola padrão de São Julião – PI

Em Sessão Ordinária, Câmara de São Julião aprova dois Projetos de Leis

A Câmara dos Vereadores de São Julião – PI que tem como presidente o Vereador João Neto Leal (PSB) esteve reunida na noite desta sexta-feira, 21 de fevereiro, para mais uma Sessão Ordinária. Na pauta da referida sessão, dois Projetos de Leis encaminhados pelo executivo municipal.

O primeiro PL dispõe sobre a adequação do piso salarial dos professores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação – Fundeb.

O referido PL reajusta em 12,84% o salário base do professor subindo dos atuais R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24 para os profissionais da educação com jornada de 40 horas semanais. O acréscimo está previsto na chamada Lei do Piso (Lei 11.738), de 2008 e retroage ao 1º de janeiro de 2020.

Escola Padrão FNDE em São Julião é nomeada José de Lima Cavalcante em homemagem, ao “Professor José Abílio”

O segundo Projeto de Lei encaminhado pelo executivo municipal dispõe sobre a nomeação da escola nova – Padrão FNDE, construída no bairro Alto do Açude, na saída da sede de São Julião – PI para o povoado Fujona. A instituição será denominada de Unidade Escolar José de Lima Cavalcante em homenagem ao saudoso “Professor José Abílio” e ofertará o ensino infantil, ensino fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela rede municipal de ensino.

O referido PL nomeia também as salas de leitura e de informática no interior da Unidade Escolar José de Lima Cavalcante. A Sala de Leitura será nomeada de Maria do Socorro Luz, em homenagem a saudosa professora Socorro Luz. E a Sala de Informática, Teresinha Mendes Pinheiro, a saudosa professora fronteirense que residiu por muito tempo em São Julião e era conhecida em vida por “Dona T”.

Os dois PLs foram apreciados pelos parlamentares.

Vereadora Antônia do Leu – PSDB

“Quero aqui parabenizar ao prefeito Dr. Jonas por reajustar o salário dos professores municipais de São Julião – PI. Ao mesmo tempo dizer que o atual governador Wellington Dias é uma vergonha, pois o mesmo está negando pagar o piso dos professores da rede estadual de ensino”, disse a vereador Antônia do Leu (PSDB), durante a sua fala.

O vereador Professor Neto também elogiou a atual gestão e disse que o piso dos profissionais de educação é uma Lei Federal e que deve ser cumprida.

Vereador Professor Neto – PSB

“O Piso é uma lei federal e que precisa ser cumprida por todos os gestores, o aumento de 12,84% é amparado em lei. Portanto, está de parabéns o gestor de São Julião por cumpri-la. Quanto a nomeação da escola José de Lima Cavalcante e as salas de leitura e informática de Maria do Socorro Luz e Teresinha Mendes Pinheiro, não poderiam existir nomes melhores, meu voto é favorável a ambos os projetos”, disse o parlamentar.

Os demais vereadores também se manifestaram a favor dos dois Projetos de Leis e ao serem colocados em votação pelo presidente João Neto Leal, ambos foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares presentes.

Ao final da Sessão, o presidente convidou a todos para a próxima Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores de São Julião – PI que será dia 06 de março do corrente ano

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias