Municípios

App de compra por delivery é lançado em 10 municípios do Piauí para estimular comércio local

Nesta sexta-feira (17), o Governo do Piauí lançou, em conjunto com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL) e o Sebrae, o site e o aplicativo Piauí Delivery para estimular o comércio local durante a pandemia. A plataforma permite que a população compre os produtos pela internet e os receba em casa, para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A plataforma irá funcionar dentro de alguns dias em 10 municípios do estado. O objetivo é reduzir os impactos do isolamento social no setor de comércios e serviços, principalmente para as áreas não essenciais que estão paralisadas. Inicialmente, o Piauí Delivery vai ficar disponível por cinco meses, podendo continuar existindo se o resultado for satisfatório.

Piauí Delivery — Foto: Divulgação /Governo do Piauí
Piauí Delivery — Foto: Divulgação /Governo do Piauí

De acordo com o secretário de desenvolvimento, Igor Néri, o site e o aplicativo, que estão sendo desenvolvidos por uma empresa do Piauí, sob o comando da FCDL, terão um funcionamento simples e prático.

“Para o cadastramento das empresas, os próprios empresários devem entrar e realizá-lo gratuitamente. Já o consumidor que pretende comprar algo vai digitar a mercadoria ou serviço e a plataforma mostrará as opções, com fotos e valores. Ele ainda poderá usar a opção de filtro que será implementada para facilitar a busca. A cobrança da taxa de entrega fica a cargo do lojista”, explicou.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: G1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias