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Equatorial Piauí amplia atendimento digital com aplicativo e atendimento via WhatsApp

Fonte: Pixabay

A empresa de energia elétrica Equatorial Piauí, com sede em Teresina, está ampliando a forma de atendimento dos clientes com a internet. O uso de várias ferramentas digitais, que vão desde um aplicativo para os usuários até um número exclusivo no WhatsApp, está possibilitando a solução de problemas à distância. O objetivo da empresa piauiense é seguir a tendência de digitalização dos serviços, algo que está acontecendo em diferentes setores e indústrias no Brasil.

Essas novas formas de atendimento começaram a ganhar força ainda em 2019, quando a empresa decidiu passar por uma digitalização em diferentes serviços. Além de ampliar o site oficial, inclusive com um setor para atendimento online, a Equatorial também criou algumas iniciativas para agilizar todo o processo com os clientes. Uma das ideias mais bem-sucedidas foi a de criar um suporte que utiliza o WhatsApp.

A Equatorial criou a Clara, que é o nome dado para a inteligência artificial que recebe as mensagens enviadas pelos clientes no aplicativo de mensagens. Assim, a pessoa consegue ser direcionada para o setor onde possui o problema ou a dúvida, e, em algumas ocasiões, pode solucionar o problema sem precisar de um atendente real. Segundo a própria empresa, desde o lançamento do serviço, mais de 6 milhões de atendimentos já foram realizados pela Clara.

Outra ação tomada pela empresa de energia, mas que ganhou forma apenas em 2020, foi o desenvolvimento do aplicativo APP Equatorial Energia. A ferramenta funciona como uma agência virtual, assim como o site da empresa, onde é possível realizar tarefas simples como cliente. Seja a mudança da data de vencimento da fatura ou até mesmo a troca de titularidade, o aplicativo consegue resolver e ajudar as pessoas em poucos minutos. A Equatorial afirma que mais de 20 milhões de atendimentos foram realizados no aplicativo e no site, com clientes não só do Piauí, mas também de Alagoas, do Maranhão e do Pará.

Tendência do mercado

Essa nova forma de atendimento, cada vez mais online e menos física, está ganhando espaço em diferentes setores. Algumas instituições e agências públicas, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Receita Federal, por exemplo, estão oferecendo portais digitais de atendimento para os brasileiros. Essa modernização alivia os atendimentos presenciais, e faz com que a burocracia de alguns setores diminuísse consideravelmente.

Os responsáveis por essa espécie de revolução digital no atendimento são as empresas que funcionam de forma 100% virtual. Um bom exemplo é o NuBank, um dos primeiros bancos digitais do mercado brasileiro. Sem qualquer agência ou endereço físico, a instituição realiza o atendimento ao cliente pelo próprio aplicativo, ou também por e-mail. Algo que acabou transformando por completo o setor bancário no país. Outro bom exemplo são os sites de cassino online, que podem servir de referência no entretenimento digital. Além de possuir uma variedade de jogos de apostas online, como o pôquer, a roleta e até mesmo o bacará, essas plataformas também possuem um atendimento eficiente. Alguns dos melhores sites disponíveis, como mostra a lista da Casinos.pt, possuem chat disponível 24h por dia, e 7 dias por semana, para todos os usuários e fãs de apostas. Algo que também podemos ver em outros serviços online, como a Uber e o Ifood.

Algumas empresas preferem utilizar as redes sociais para realizar o atendimento, como é o caso da Netflix. O serviço de streaming mais popular do país conta com vários canais de atendimento, mas também utiliza o Twitter, o Facebook e outras redes para solucionar o problema dos clientes. É uma opção mais pessoal de falar com os assinantes, mesmo que seja à distância.

Mais ações da Equatorial

Desde o início do ano, a empresa de energia elétrica tem chamado atenção pelas ações no estado. Recentemente, a ampliação no Programa Luz Para Todos virou notícia por aqui e ganhou elogios dos piauienses. O cuidado com os clientes é algo importante, e que faz a empresa crescer com uma reputação positiva. Algo que também é impulsionado pelo bom atendimento, que é cada vez mais eficiente online.

A Equatorial Piauí está passando por uma digitalização, como comentamos anteriormente, e seguindo uma tendência do mercado mundial. Os números mostram que o investimento está dando resultado, e isso significa benefícios não só para a empresa, mas também para todos os moradores do estado. Afinal, ter um serviço eficiente, principalmente no setor de energia elétrica, é um sinal positivo para a economia local.

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