São Julião

Escritor sãojuliãoense lançará dois novos livros neste sábado (27)

Escritor sãojuliãoense lançará dois novos livros em novembro

Luz no Horizonte e Cinzas de uma Mansão são as duas novas obras do professor e escritor sãojuliãoense Rômulo Rossy Leal Carvalho. O autor, que escreve desde os sete anos, lançará seu terceiro e quarto livro autorais na Quadra Esportiva da Escola Estadual Aprígio Pereira Bezerra, neste próximo sábado, dia 27 de novembro de 2021, a partir das 18h30min, em São Julião-PI.

Rômulo Rossy, que é licenciado em História pela Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e Auxiliar Administrativo pelo Instituto Padre Reus de Santa Cruz do Sul – RS, atua, atualmente, como professor de História da unidade de ensino que sediará o lançamento de seus novos trabalhos no campo da literatura. Como autor, já publicou “Além do Mais!” (2015), poesias, Sinais de Vida: reflexões de um leigo (2019), cartas cristãs, e como coorganizador: “História em Crônicas” (2019) e “Histórias do Brasil: caminhos didáticos para abordagens históricas” (2021), livros nos quais também assina capítulos.

Membro fundador da recém-criada Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR-PI), ocupando a cadeira número vinte e quatro, tendo por patrono o historiador, professor e engenheiro agrônomo José de Lima Cavalcante (Zé Abílio), Rômulo Rossy narra suas expectativas em relação ao lançamento de suas novas obras: “Meu contentamento é indescritível. Escrever é viver. É ir além do existir. É lançar feixes de luz e memória. É estar no mundo, não pertencer a ele – como prega a filosofia judaico-cristã, mas eu diria, sobretudo, que escrever é ser alguém na existência de um outro alguém. Estamos, querendo ou não, criando, no sentido literal da expressão, um nó. Todo aquele que escreve e publica sabe que tem um compromisso com o leitor e que deve respeitá-lo”.

Sobre as temáticas dos livros, o autor é enfático: “Eu escrevo muito por inspiração – como a maioria dos que recebem a alcunha de escritor. Eu sou uma jovem velha criança, como digo em um poema meu. Luz no Horizonte nasceu assim. É um livro de poemas de fim de tarde. É um livro que convida o leitor a ter paciência com a própria vida face à infrene agitação em que vivemos. Mas também é um grito pela paz, pela compreensão, pela vida. Todos precisamos encontrar essa luz no horizonte, que está, creio eu, dentro de nós também”.

Em relação a seu romance de estreia, ele enfatiza: “É um texto que, modéstia à parte, me orgulha muito. A ideia nasceu quando eu ainda era muito jovem. Só nos últimos anos, pude consumar a história que, nos últimos capítulos, me fez, literalmente, chorar. É um enredo de suspense, principalmente. Mas a raiz, a matriz, está muito bem evidenciada pelo meu amigo e confrade Elves França, que redigiu o posfácio da obra: é uma narrativa que fala de ambição, prepotência, ética e até que ponto alguém pode ir, na forma ocidentalizada com que nos formamos, pela riqueza material a todo custo em detrimento da própria paz – tema muito caro em todas as épocas. O que me emocionou foi, pois, como eu articulei as consequências dessa empreitada nos capítulos finais”, finaliza.

O evento terá a cobertura do Portal É Notícias, à frente do cerimonial a professora e ativista cultural Marli Veloso e contará com apresentação cultural do autor e participações de escritores e alvarianos como Jailson Klein, Elves França, Fidélia Rocha, Eva Graça, Fritz Moura, Francisco de Assis Sousa, Samuel Nascimento, Regivalda Sousa, Raimundinha Alencar, Flaviana Alzira, Santynha Bezerra, Honorato Lima.

O autor cumprirá – depois de uma entrevista neste dia 29/10 (sexta-feira), na TV Centro Sul, de Picos – durante o mês de novembro, agenda na capital Teresina, nas emissoras de TV. As obras estarão disponíveis em formato impresso, com selo da Life Editora, e também no site desta, além de outras plataformas e livrarias cujos nomes serão divulgados posteriormente.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias