Todos desejam viver mais e com saúde, e, se a longevidade é o seu objetivo, existem diversos alimentos que podem contribuir para atingir esse ideal. Um deles, inclusive, já foi mencionado na Bíblia como um presente precioso: as nozes. Essa oleaginosa, rica em propriedades nutricionais, pode ser consumida de diversas maneiras.
As nozes são fontes de gorduras saudáveis, fibras, proteínas e muitos outros nutrientes essenciais, sendo frutos da nogueira. Conhecidas por suas propriedades benéficas para várias funções vitais do corpo, as nozes têm sido alvo de estudos sobre seus efeitos positivos à saúde.
Recentemente, uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Harvard e publicada na revista Nutrients mostrou que consumir um punhado de nozes por semana pode aumentar a longevidade e diminuir o risco de morte por doenças cardiovasculares.
O que acontece quando você come nozes regularmente?
Segundo uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Harvard, consumir cinco ou mais porções de 28 gramas de nozes (aproximadamente 3 a 5 unidades) pode diminuir em 25% o risco de morte por doenças cardiovasculares. Isso ocorre devido à alta concentração de gorduras saudáveis nas nozes, como os ácidos graxos ômega 3 e 9, além de esteróis vegetais, que ajudam a reduzir a absorção de colesterol e ácidos biliares.
“Observamos que incluir um punhado de nozes na alimentação semanal pode promover a longevidade, especialmente entre pessoas com uma dieta menos equilibrada. É uma sugestão simples e acessível para quem busca melhorar a saúde”, explicou Yanping Li, principal pesquisador do estudo.
Além disso, o estudo indicou que o consumo regular de nozes pode reduzir em 14% o risco de morte por qualquer causa, graças às suas propriedades nutricionais. Essas sementes também são importantes para proteger os neurônios, melhorar a circulação sanguínea, ajudar no controle do açúcar no sangue e proporcionar saciedade, o que pode ser útil no controle de peso.
Envelhecimento mais saudável
Ricas em antioxidantes e nutrientes como vitamina E e ômega-3, as nozes ajudam a combater o estresse oxidativo, um fator relacionado ao envelhecimento precoce e à perda cognitiva. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias contribuem para a redução da inflamação crônica, que está associada a diversas condições de saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares.
Fonte: Meio News