Destaque

Este remédio que você tem em casa é a maior causa de falência do fígado

O fármaco é encontrado com facilidade nas farmácias e é comercializado sem a necessidade de receita médica

Encontrado com facilidade nas farmácias de todo o Brasil e vendido sem a necessidade de receita médica, o paracetamol é um dos remédios mais vendidos em todo o mundo. Só os Estados Unidos, segundo estimativas, comercializam aproximadamente 49 mil toneladas do remédio anualmente, o que corresponde a cerca de 298 comprimidos por pessoa. Já no Reino Unido são vendidos, em média, 70 unidades do remédio por pessoa.

Dúvidas sobre o remédio. Esse é um remédio popular e amplamente conhecido, além de ser bastante antigo, no entanto, ainda existem questões que não foram completamente esclarecidas pelos cientistas, como seu mecanismo de ação. Além disso, as evidências científicas variam quanto a sua eficácia a respeito de alguns incômodos. No caso de dores na lombar, por exemplo, os efeitos do paracetamol são parecidos com os de um placebo.

FOTO: REPRODUÇÃO

Quais os riscos? Quanto aos riscos de overdose ocasionados pelo remédio, os especialistas não têm dúvidas. O paracetamol é apontado em locais como Estados Unidos e Reino Unido como a principal causa de falência do fígado, se for consumido de forma incorreta. Nos últimos anos, isso tem resultado em alertas, de várias entidades de saúde. Um dos possíveis motivos para isso, é o fato de o remédio ser de fácil acesso, além da falta de orientações sobre os limites de seu consumo.

O que dizem os responsáveis?

Após reportagem publicada pela BBC News Brasil sobre os riscos do medicamento quando consumido em excesso, a Kenvue (empresa desmembrada a partir da Johnson & Johnson que é responsável pelo Tylenol) enviou um posicionamento afirmando que “a saúde e a segurança das pessoas são as principais prioridades”.

“Tylenol, cujo princípio ativo é o paracetamol, tem mais de 60 anos de história clínica que apoiam sua segurança e eficácia. A bula do medicamento contém instruções importantes de uso, incluindo limites de dosagem, precauções e advertências para situações específicas. Como acontece com qualquer medicamento, as pessoas devem ler e seguir cuidadosamente a bula de Tylenol e consultar seu médico se tiverem dúvidas”, diz o texto.

“O Tylenol é um dos medicamentos mais utilizados e estudados no mundo e sua segurança e eficácia são comprovadas por centenas de estudos clínicos publicados em revistas científicas de diversos países. No Brasil, o paracetamol faz parte da lista nacional de medicamentos essenciais, pois seu princípio ativo é uma das opções mais indicadas para o alívio seguro e eficaz da dor”, conclui a empresa.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias