Destaque

Estudante piauiense flagra passagem de tornado na Flórida: “Fiquei com muito medo”

FOTO: REPRODUÇÃO

De dentro de um carro, o estudante piauiense Felipe Freitas registrou a passagem de um tornado na última quarta-feira (9) em Fort Myers, na Flórida, onde reside. Antes da chegada do furacão Milton, dezenas de tornados surpreenderam a população e causaram destruição em diversas regiões dos Estados Unidos.

Em entrevista à TV Cidade Verde, Felipe explicou que o furacão estava previsto para chegar à cidade algumas horas depois e que havia saído para buscar uma pessoa quando foi surpreendido pelo tornado.

“Eu estava indo buscar um menino junto do pai dele. Como o furacão só começaria mais tarde, eu estava tranquilo, mas no caminho começou a se formar um tornado na minha cidade, que destruiu muitas coisas. Ficamos próximos à área onde o tornado estava”, relatou.

Segundo o estudante, a força do tornado fez o carro tremer e arrastou galhos de árvores e outros objetos. O sentimento, de acordo com ele, foi de medo e desespero.

“Na hora que vi, comecei a sentir muito medo, fiquei meio desesperado. Eu vim do ‘B-R-O Bró’ para um furacão aqui, vendo ele de perto, e ficamos muito preocupados. Não tinha muita gente na rua, as árvores começaram a voar, o carro começou a tremer, tudo começou a tremer, e ficamos muito apreensivos com a situação dentro do carro”, disse”, contou Felipe.

Apesar de Fort Myers não ter sido atingida diretamente pelo olho do furacão, onde os ventos são mais fortes, a cidade sofreu muitos estragos, especialmente nas áreas costeiras.

“Foi a primeira vez que passei por isso, por um furacão, uma situação de calamidade, fiquei bastante preocupado. Desde sábado a gente vem recebendo notícias sobre o furacão. O furacão Milton foi muito forte, e embora minha região não tenha sido diretamente atingida pelo olho, houve muitos danos, principalmente na parte da praia. O grande problema é a inundação junto com o vento constante, algo que eu nunca tinha visto. A força da natureza é incrível, me senti muito pequeno”, acrescentou.

O que são tornados?

Um tornado é um fenômeno atmosférico caracterizado por uma coluna de ar em rotação que se estende de uma nuvem até o solo. Os tornados geralmente se formam em condições de tempestade severa, especialmente em sistemas de tempestades supercelulares. Eles são conhecidos por sua intensa força e podem causar danos significativos em áreas que atingem.

Embora a formação de tornados não seja uma característica exclusiva dos furacões, os tornados que se formam em associação com furacões geralmente ocorrem nas regiões de terra firme onde a tempestade está se aproximando ou já está sobre a terra.

Furacão Milton

Pelo menos 14 pessoas morreram e três milhões de casas ficaram sem energia com a passagem do furacão Milton. A força dos ventos destruiu casas inteiras e bairros costeiros foram engolidos pela água.

O Milton chegou à costa da Flórida às 20h30 (21h30 no horário de Brasília) de quarta-feira (9) tocando o solo perto da cidade de Sarasota, como furacão de categoria 3 e ventos de 205 quilômetros por hora. Na madrugada de ontem, ele passou à categoria 1, enquanto se movia pela Flórida, mas alertas sobre o efeito devastador, incluindo inundações repentinas, permaneciam ativos. À tarde, ele se afastou da costa leste da Flórida em direção ao Atlântico.

Autoridades disseram que pelo menos 14 pessoas morreram em todo o Estado. Seis mortes foram causadas por tornados no condado de St. Lucie, na costa atlântica, a 100 quilômetros de Mar-a-Lago, residência oficial do ex-presidente Donald Trump. Os serviços meteorológicos já haviam advertido sobre o risco de tornados associados ao furacão.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo