Destaque

Aposentados do INSS são surpreendidos com anúncio de Lula sobre importante SUSPENSÃO

Novo anúncio do presidente deve trazer mais tranquilidade para os aposentados do INSS. Pagamentos de fevereiro serão feitos após o carnaval.  Confira qual foi a notícia anunciada pelo presidente.

Brasil tem mais de 39 milhões de aposentados do INSS, que agora já podem comemorar a continuidade dos pagamentos. A notícia animadora deve acalmar os corações aflitos daqueles que temiam pela suspensão.

Foto: Reprodução

INSS não vai suspender aposentadorias

A preocupação dos aposentados do INSS era sobre uma possível suspensão do benefício por causa da prova de vida. Agora eles já podem ficar mais aliviados, pois, o INSS não vai suspender o pagamento dos benefícios.

O clima de tensão se espalhou após o Instituto enviar comunicados para os seus segurados sobre a necessidade de realização da prova de vida. Ao todo, 868 pessoas nascidase entre janeiro e fevereiro foram notificadas. Antes de janeiro de 2023 a suspensão acontecia se o segurado não comparecesse nas agências do INSS ou bancária. Mas, no ano passado o procedimento foi modificado.

Mudança na prova de vida do INSS

  • Em janeiro de 2023 o Instituto Nacional do Seguro Social decidiu adotar um novo procedimento para a prova de vida dos seus segurados.
  • Agora ela é feita pelo próprio Instituto através do cruzado de bancos de dados.
  • Quando divergências são encontradas os segurados são comunicados.
  • Nesses casos os agentes do órgão fazem a busca ativa do segurado para comprovar que ele continua vivo.
  • Com isso, não é mais necessário ir até uma agência bancária ou do INSS para fazer a prova de vida.
  • Mesmo quem receber o comunicado deve aguardar pela visita de um dos agentes.
  • Até lá o pagamento continuará sendo feito normalmente, sem suspensões.
  • Nesse novo modelo a suspensão acontece apenas após todas as etapas da prova de vida serem finalizadas e não acontecer a comprovação de que o segurado está vivo.

Fonte FDR

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias