Destaque

Estudo revela características de pessoas chatas; saiba se você é uma delas

A pessoa mais chata do mundo provavelmente é religiosa, trabalha em um centro de dados e tem como hobby assistir televisão. Pelo menos é o que aponta um novo estudo da Universidade de Essex, na Inglaterra, que descobriu qual o estereótipo de um “chato”.

Em cinco experimentos, mais de 500 voluntários foram analisados para traçar como a chatice é vista e como ela pode impactar a percepção das pessoas. “A ironia é que estudar sobre chatice é, na verdade, muito interessante e tem grande impacto na realidade das pessoas”, confessou, em comunicado, o professor de psicologia e autor da pesquisa, Wijnand Van Tilburg.

Estudo revela características de pessoas chatas; saiba se você é uma delas

Segundo o estudo publicado no periódico Personality and Social Psychology Bulletin, os empregos considerados mais chatos são: analistas de dados, contadores, faxineiros e banqueiros. Pessoas religiosas ou cujo hobbies incluem assistir televisão, observar pássaros ou fumar também são vistas como chatas.

Outro comportamento apontado no estudo é que pessoas chatas costumam evitar grandes metrópoles e buscam cidades pequenas ou vilas para morar.

A pesquisa também mostrou que indivíduos com características percebidas como chatas acabam sendo evitados devido ao preconceito das pessoas – muitas, inclusive, afirmam que passariam tempo com os considerados chatos se recebessem pelo menos 35 euros (cerca de R$180) por dia como recompensa.

“Este artigo mostra quão importantes são os estereótipos”, explica Tilburg. “Percepções podem mudar, [mas o que o estudo mostra] é que as pessoas não se dão o trabalho de conhecer aqueles com empregos e hobbies ‘chatos’, optando por evitá-los.”

Uma das conclusões da pesquisa é que o indivíduo tido como chato também é visto como alguém frio e com menos competência, o que faz com que ele corra um maior risco de desenvolver problemas de saúde mental e vícios.

“Eles não têm a chance de provar que as pessoas estão erradas e quebrar esses estereótipos negativos. O próprio fato de as pessoas optarem por evitá-los pode levar ao ostracismo social e aumentar a solidão, tendo um impacto muito negativo em suas vidas”, avalia Tilburg.

Apesar da percepção negativa, algumas funções consideradas chatas são de grande importância para o funcionamento da sociedade atual – de faxineiros a bancários. “Foi interessante para mim ver que o estudo mostrou que pessoas chatas não eram vistas como competentes”, comentou o psicólogo. “Eu teria pensado que os contadores seriam vistos como chatos, mas eficazes”.

Confira os empregos e hobbies mais chatos, e as profissões mais interessantes, segundo o estudo:

Os cinco emprego mais chatos:
1º – Analista de dados
2º – Contador
3º – Tributário/Corretor de Seguro
4º – Faxineiro
5º – Bancário

Os cinco hobbies mais chatos:
1º – Dormir
2º – Religião
3º –  Assistir TV
4º – Observação de animais
5º – Matemática

Os cinco empregos mais interessantes:
1º – Ator
2º – Cientista
3º – Jornalista
4º – Profissional da Saúde
5º – Professor

Fonte: Revista Galileu

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias