DestaqueEducação

Cinco professores da UFPI estão na lista dos mais influentes do mundo

Joel Rodrigues, Ademir Araújo, Edvani Muniz, Carlos Henrique Nery e o Edson Cavalcanti são os nomes que constam na lista.

Cinco professores da UFPI estão na lista dos mais influentes do mundo
UFPI tem cinco professores entre os melhores do mundo | Divulgação

Cinco professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo em 2021, segundo levantamento divulgado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos).

Joel Rodrigues, Ademir Araújo, Edvani Muniz, Carlos Henrique Nery e o Edson Cavalcanti são os nomes que constam na lista elaborada a partir de citações amplamente usadas em pesquisas.

Após a divulgação dos nomes, o governador Rafael Fonteles repercutiu a notícia, e enalteceu a contribuição dos docentes.

“Parabéns aos professores Joel Rodrigues, Ademir Araújo, Edvani Muniz, Carlos Henrique Nery Costa e Edson Cavalcanti, da UFPI, que estão na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo. Professores que contribuem com as transformações que a ciência e o conhecimento proporcionam e que, por meio da pesquisa, levam o nome do Piauí mais longe”, parebenizou em seu perfil nas redes sociais.

Veja o currículo de cada um:

Ademir Sergio Ferreira de Araújo é Professor doutor do Centro de Ciências Agrárias, docente permanente dos programas de pós-graduação em Agronomia e Ciências Agrárias, líder do grupo de pesquisa “Microbial Ecology of Tropical Soils” e lotado do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos (CCA). Foi um dos participantes do projeto internacional “Global database of soil microbial biomass and function” coordenado pelo Prof. Dr. Gabriel Smith (Stanford University, USA). O projeto visa mapear em todo o mundo os indicadores ecológicos do solo baseados nas análises de biomassa microbiana e enzimas do solo.

Professor Ademir Araújo | FOTO: Reprodução/UFPI
Professor Ademir Araújo | FOTO: Reprodução/UFPI

Carlos Henrique Nery Costa é médico infectologista. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical entre 2011 e 2013. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Piauí onde foi chefe do Departamento de Medicina Comunitária desta instituição de 2015 a 2019. É médico do Instituto de Medicina Tropical Natan Portella, e coordena o Laboratório de Pesquisas em Leishmanioses. É presidente do Instituto de Doenças do Sertão e coordenador executivo do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN). Publicou 104 artigos em periódicos especializados, 193 trabalhos em anais de eventos e publicou dois livros, tendo escrito nove capítulos.

Professor Nelson Nery Costa | FOTO: Meio Norte
Professor Nelson Nery Costa | FOTO: Meio Norte

Edson Cavalcanti da Silva Filho: Professor Associado IV da UFPI. Tem experiência na área de Química e Materiais, com ênfase em Biopolímeros, Biomateriais, Química de Superfície e de Materiais. Bolsista de Produtividade 1-D do CNPQ – área MM. Possui doutorado em Ciências (Química Inorgânica) pela Unicamp (2008), mestrado em Química Inorgânica pela UFPB (2005), é Licenciado em Química pela UEPB (2003) e cursou três anos de Engenharia Química pela UFPB, hoje UFCG.

Professor Edson Cavalcanti  | FOTO: Reprodução/UFPI
Professor Edson Cavalcanti  | FOTO: Reprodução/UFPI

Edvani Curti Muniz: docente do Departamento de Química da UFPI e atua também no Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais na UFPI. Edvani Muniz é graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em Ciências (Físico-Química) pela UNICAMP e possui pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica.

Professor Edvani Muniz | FOTO: Reprodução/UFPI
Professor Edvani Muniz | FOTO: Reprodução/UFPI

Joel J. P. Coelho Rodrigues é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no PPGEE/CT/ Campus de Teresina. É pesquisador sênior do Instituto de Telecomunicações, Portugal, e colaborador do PPGETI, Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Conquistou o segundo lugar nacional no Ranking Universitário de Ciência da Computação e Elétrica/Eletrônica, publicado pelo site Guide2Research. Ele foi rambém distinguido como Featured Author pelo IEEE Xplore, um importante reconhecimento pela qualidade e o impacto dos contributos do distinto pesquisador para a ciência e a tecnologia em termos mundiais.

Professor Joel Rodrigues | FOTO: Reprodução/UFPI
Professor Joel Rodrigues | FOTO: Reprodução/UFPI

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias