DestaqueGeral

Cerveja de Imbu produzida pela agricultura familiar nordestina  será distribuída para todo o Brasil

Produzida na Bahia, cerveja de umbu começa a ser distribuída no Brasil; agricultura familiar
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

14ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que terminou no último domingo (17), em Salvador, foi marcada pela diversidade de produtos de toda Bahia. Um dos destaques foi a cerveja de umbu da marca Graveteiro, primeira cerveja artesanal produzida pela agricultura familiar no estado.

De acordo com o governo da Bahia, a marca que produz a cerveja de umbu deu um importante passo na distribuição da sua produção.

A partir de uma parceria firmada entre a Ambev e a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), marca à frente do rótulo, começa a ter presença nas geladeiras de todo país.

O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia que marcou a parceria, e destacou que as duas partes são beneficiadas.

“A Ambev está colhendo um produto que as cooperativas vieram trabalhando há muito tempo, apresentando ao mundo um produto agroecológico, que respeita o trabalho decente, que respeita a caatinga, e, por outro lado, a agricultura familiar se beneficia da marca da Ambev para ver o produto circular”, completou Jerônimo.

Produzida na Bahia, cerveja de umbu começa a ser distribuída no Brasil
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Distribuição

O primeiro lote da cerveja tipo saison com umbu começou a ser distribuído na última segunda-feira (18), com 8 mil unidades na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e São Paulo.

No começo de 2024, o produto passará a ser comercializado em todo o Brasil. “Essa é uma cerveja que já está consolidada no mercado, mas que a gente tinha um desafio de dar escala ao produto. Então, buscamos a parceria, para expandir e trazer ainda um sabor mais essencial para o consumidor, mantendo a qualidade que é referência dos nossos produtos”, destacou o coordenador comercial da Coopercuc, Dailson Andrade.

Produzida na Bahia, cerveja de umbu começa a ser distribuída no Brasil
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Assim como a Cerveja de Umbu, da Coopercuc, outras marcas de cerveja artesanal produzidas pela agricultura familiar são apoiadas pelo Governo da Bahia.

É o caso da Cabruca, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis (Coopessba), de Ilhéus; da Cerveja de Licuri, da Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), de Monte Santo; e da Cerveja de Cajá, produzida pela Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad), novidade do Território do Sisal para esta edição da Feira.

Também foram lançadas as cervejas de Mel da Mata Atlântica e de Goiaba com Maracujá da Caatinga.

Sobre a fruta

Muito popular no Nordeste, de acordo com o site Central do Cerrado, o umbu é um fruto de casca lisa ou com pequenos pelos, pequeno e arredondado.

Possui uma polpa aquosa e um caroço interno. Com cheiro doce e sabor agradável, é levemente azedo. O tamanho dos frutos pode variar muito, pesando entre 5,5g a 130g.

umbu, fruta, umbuzeiro, cerveja de umbu, caatinga, Bahia
Umbu | Foto: Divulgação/SDR

Fonte: Canal Rural

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias