Destaque

Nova pesquisa confirma queda no índice de transmissibilidade do novo coronavírus no Piauí

A quinta etapa da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (04/06) em live pelo governador Wellington Dias e pelo pesquisador Batista Teles, mostrou que a taxa de transmissibilidade caiu no estado do Piauí, ficando em 0,9. A pesquisa feita com exames é realizada pelo Instituto Amostragem.

Segundo o professor Batista Teles, diretor do Amostragem, a pesquisa entrou na quinta rodada entre o período de 30 de maio até 2 de junho. Ela foi realizada em 11 municípios, entre eles as principais cidades de casa região.

Ao todo foram coletados e realizados 3909 testes (com margem de erro de 2%) para a Covid-19 em todo o estado. De acordo com a pesquisa, sem as medidas de higiene e segurança adotadas, o número de pessoas contaminadas no Piauí, poderia ser superior a 120 mil.

“A tendência de abril até agora é que já poderíamos ter 120 mil pessoas com o vírus. Mas graças às medidas de segurança pessoal, o número foi bem menor. Conseguimos evitar um crescimento acelerado”, afirmou o governador.

O índice de isolamento social caiu, porém, aumento o número de pessoas que dizem adotar as medidas de higiene pessoal.

“As medidas de distanciamento causam traumas. Porém, se somadas aos cuidados pessoais são fundamentais para evitar o avanço da doença.  São 90% das pessoas dizendo que estão tomando as medidas de precaução como o uso da máscara. Quero parabenizar a população”, destacou o governador.

90, 2% das pessoas afirmam usar máscara ao sair de casa. Os totais de 88% responderam que usam álcool gel e 82% lavam frequentemente as mãos.

O governador informou que no sábado (06/06) haverá uma reunião para verificar a possibilidade da flexibilização. A taxa de transmissibilidade no Piauí já chegou a 2.8 caindo ao longo do mês de maio, chegando abaixo de zero.

 

Fonte: 180graus
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias