Pio IX

PRODETER, plano de ação do Banco do Nordeste para beneficiar a cajucultura é lançado em Pio IX

PRODETER, plano de ação do Banco do Nordeste para beneficiar a cajucultura é lançado em Pio IX

O Banco do Nordeste do Brasil, por meio da Superintendência Estadual do Piauí, e do Comitê Gestor Territorial (CGT) do Território do Vale do Guaribas, lançou nesta terça-feira, 31 de maio, em evento realizado na Câmara dos Vereadores de Pio IX, o Plano de Ação Territorial da Cajucultura no município.

O Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região.

A ação envolve parcerias entre a Prefeitura Municipal de Pio IX, Câmara de Vereadores, SEBRAE, EMATER, sindicatos e demais entidades públicas e privadas e tem como objetivo principal trabalhar na perspectiva de cadeia produtiva da cajucultura, tornando-a competitiva, rentável, gerando emprego e renda.

PRODETER, plano de ação do Banco do Nordeste para beneficiar a cajucultura é lançado em Pio IX

O referido programa conta com os agentes de desenvolvimento, que fazem a ligação entre o banco e os agentes econômicos e institucionais, para estabelecer e fortalecer a governança local e territorial voltada para elaboração, implementação e avaliação de planos de ação territorial.

Atualmente fazem parte do PRODETER da cajucultura os seguintes municípios: Alagoinha do Piauí, Campo Grande do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Picos, Santo Antônio de Lisboa, e agora Pio IX.

Poeta, Dr. Rômulo Maia recitou o poema “dupla espetacular”, que fala sobre o caju e a castanha

O evento contou com a presença do gerente executivo de desenvolvimento territorial da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste no Piauí, Ricardo Pinho; Silas Noronha, prefeito de Pio IX; Erinaldo Andrade, presidente do STTR de Pio IX; Domitília Lopes, presidente da Câmara; Eliane Bezerra, vereadora e apoiadora da cajucultura; e demais entidades, autoridades e agricultores.

Na abertura do evento, o cirurgião-dentista e poeta, Dr. Rômulo Maia recitou o poema “dupla espetacular”, que fala sobre o caju e a castanha como alimento completo exaltando suas qualidades.

Sobre os investimentos que o PRODETER trará a Pio IX, o presidente do STTR local, Erinaldo Andrade, foi enfático:

“A gente precisa aproveitar esses recursos que estão sendo investidos, a gente precisa aproveitar essa oportunidade que a gente tem dentro do Banco do Nordeste, esse acesso, para fazer valer a pena o recurso e a confiança que está sendo dada a esses agricultores”, enfatizou o sindicalista.

Jocibel Bezerra, coordenador do conselho do Comitê do PRODETER no Território do Vale do Guaribas disse que o programa pode beneficiar em muito os cajucultores locais.

Jocibel Bezerra, coordenador do conselho do Comitê do PRODETER no Território do Vale do Guaribas

“Se a gente fosse falar sobre a importância desse evento talvez o dia fosse pequeno. Gostaria de dizer que sou, antes de qualquer coisa, assim como vocês. Sou agricultor familiar, filho de agricultor familiar, e talvez esse seja um dos motivos que eu estou aqui defendendo a bandeira da cajucultura”, detalhou.

A Presidente da Câmara, Domitília Lopes, disse que o PRODETER pode sim fornecer subsídios para o fortalecimento da cajucultura em Pio IX.

Presidente da Câmara, Domitília Lopes

“Não cansem de investir nesta cidade, aqui as pessoas são honestas, as pessoas de Pio IX querem é ter como trabalhar, porque tendo espaço para trabalhar, se produz e se paga direitinho aos bancos”, destacou a parlamentar ao citar os subsídios ofertados pelo Banco do Nordeste aos cajucultores.

A vereadora Eliane Bezerra ressaltou a importância do evento, elogiou os agentes envolvidos e os benefícios das parcerias produtivas para o município.

Vereadora Eliane Bezerra

“A cajucultura é nossa economia basilar, o nosso ouro. Precisamos fomentar nossas atividades. Somos sensíveis em todos os espaços de gestão que estão discutindo essas questões”, destacou a vereadora em um dos trechos de sua fala.

O Prefeito Silas Noronha cumprimentou todos os presentes e enfatizou a parceria da Prefeitura Municipal e demais entidades junto ao Banco do Nordeste para o fortalecimento do Plano de Ação Territorial da Cajucultura em seu município.

refeito Silas Noronha

“O incentivo que o banco precisar, o nosso município estará aberto. Somos gestor para fazer o melhor para cada agricultor. A equipe do Banco do Nordeste pode dar o apoio, pois nosso povo é batalhador, guerreiro e eles querem vencer. Nosso ouro é amarelo, o amarelo do caju. Do que depender de nossa gestão, estamos de braços abertos para ajudar cada dia mais ao nosso produtor. Eu aqui firmo o compromisso de ajudar cada produtor de caju, de feijão, criador de caprino e ovino. Vamos correr atrás, cada dia uma experiência nova nós estamos abraçando”, declarou o gestor.

Veja as fotos:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias