DestaquePiauí

Família piauiense participa de projeto inovador no cuidado com filhos autistas

Família bezerra com e a autora Grazi Gadia
Família Bezerra com e a autora Grazi Gadia – FOTO: REPRODUÇÃO

Eles são mães e pais que movem o mundo para defender a saúde dos seus filhos. A busca de conexão com um filho com autismo é o desafio diário destas famílias. São casos em que a força do amor é multiplicada por milhares de vezes, tornando a persistência necessária à jornada de toda uma vida menos árdua. Somente uma mãe e um pai que cuidam de filhos com transtorno do espectro autista (TEA), conhecido comumente como autismo, conhecem de fato tão desafiadora missão.

Família Joaquim Bezerra (Joaquim , Ana Claudia, Andre e Joaquim neto) . Larissa (comunica Tea) e Tiago Toledo (educador físico)
Família Joaquim Bezerra e a embaixadora do projeto Suzana Gullo Mion. – FOTO: REPRODUÇÃO
Piauienses que movem montanhas

Ana Cláudia Bezerra e seu esposo Joaquim Bezerra são pais piauienses do tipo que movem montanhas pelo bem-estar de André, seu filho com autismo. E foi a busca pelos melhores tratamentos que os levou a mudar-se para São Paulo e a fazer muitas viagens para fora do país, desbravando conhecimentos e inovações para que Andrezinho tenha uma vida mais saudável. Já são muitos os motivos de , alegria pelos resultados alcançados.

Deste movimento surgiu a oportunidade de Ana Cláudia e o filho André participar de um projeto inovador, envolvendo famílias brasileiras e norte-americanas.

 Ana Cláudia autografando o livro
Ana Cláudia autografando o livro – FOTO: REPRODUÇÃO

Arte e inclusão

Assim, neste dia 16 de junho de 2023 ocorreu, em São Paulo, o lançamento do Livro Autism Without Mask que tem a Curadoria da artista plástica Grazi Gadia, esposa do médio brasileiro radicado nos Estados Unidos, Dr. Carlos Gadia, um dos maiores especialistas em autismo no mundo, e do renomado fotógrafo Marcio Amaral, tendo como embaixadora Suzana Gullo Mion, esposa do apresentador Marcos Mion. Suzana foi a ponte entre Marcio e Grazi para que este projeto nascesse e tocasse o coração destas mães e seus filhos.

André está feliz pintando o ros de sua mãe
André está feliz pintando o rosto de sua mãe – FOTO: REPRODUÇÃO

Conexão pela arte

Este projeto é resultado de oficinas nas quais as mães dos autistas tiveram seus rostos pintados por seus filhos como se fossem telas. Estes momentos de conexão entre mãe e filho através da arte foram fotografados pelo fotógrafo Marcio Amaral. As oficinas, nas quais as mães foram pintadas e fotografadas, foram coordenadas por Grazi GADIA nos EUA e no Brasil. A inspiração foi no nome do Projeto Social Eyecontact fundado por Grazi GADIA e Dr. Carlos GADIA, com o objetivo de promover a conexão, contato visual entre mães e filhos com TEA.

FOTO: REPRODUÇÃO

Mães protagonistas e top models

Suzana, Marcio e Grazi acreditam na arte como uma forma de inclusão social e no mercado de trabalho para as pessoas com autismo. O projeto Autism without Mask tem a missão de mostrar o protagonismo a que as mães do TEA tem nas melhorias das políticas públicas com relação à inclusão, ao incremento do tratamento e na luta pelos direitos dos autistas e suas famílias. Ou seja, são mãe modelos e, por isso, merecem o seu momento de TOP MODEL. As exposições e especialmente este livro é o resultado de um acervo de mais de 70 retratos clicados por Marcio Amaral durante os anos de 2021, 2022 e 2023.

FOTO: REPRODUÇÃO

“Ver a Ana Claudia, que é uma entusiasta do tema, se envolver em um projeto maravilhoso como o autismo sem máscara é a materialização do que há anos Vimos nos dedicando a causa, despertar a autonomia dos nossos filhos, a capacidade deles serem auto produtivos, pois hoje tem autistas que a arte já é a sua fonte de renda, portanto gerando autossuficiência, mas acima de tudo o Autismo sem máscara é um grande chamamento e despertar na sociedade para dizer também que onde se ver uma criança ou um jovem ou um adulto autista, podem ter certeza que ali existe um ser humano sem máscara, sem disfarce, um ser humano sem maldade e que reporta sempre a verdade. E isso nos enche de orgulho… de termos um filho autista.” Joaquim Bezerra, pai do André.

“O dia em que participamos dos Autism Whitout Mask, no Tearteiro, foi uma experiência incrível para mim e para o André. Foi maravilhoso ver a arte sendo despertada nele e podermos nos conectar de uma forma tão especial.
A sensação de vê-lo pitando meu rosto foi algo indescritível. Pude ver sua habilidade e criatividade ao me transformar em uma obra de arte! Além de poder sentir sua alegria em estar participando do projeto!”, Ana Cláudia Bezerra, casada com Joaquim Bezerra, mãe de André e Joaquim Neto.

Clique para adquirir o livro.

FOTO: REPRODUÇÃO
FOTO: REPRODUÇÃO
FOTO: REPRODUÇÃO
FOTO: REPRODUÇÃO
FOTO: REPRODUÇÃO
FOTO: REPRODUÇÃO
FOTO: REPRODUÇÃO

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias