DestaquePiauíPio IX

Fé e mistério: Conheça a Gruta de São José, ponto turístico religioso localizado na zona rural de Pio IX

Conheça a Gruta de São José, ponto turístico religioso localizado na zona rural de Pio IX – Foto: Montagem/Portal É Notícias

Uma gruta recebe dezenas de cristãos católicos diariamente à procura de renovação espiritual, pagamento de promessas e também curiosos que desejam conhecer o lugar, que segundo devotos, acontecem realizações de milagres.

A Gruta de São José, fica encravada entre os assentamentos Nova Esperança e Santa Fé, com entrada às margens da PI-378, à direita de quem viaja sentido Pio IX – BR- 020, no município de Pio IX Piauí.

Placa sinaliza local onde fica a Gruta de São José na zona rual de Pio IX – Foto: Lucas Andrade

O monumento faz homenagem ao pai adotivo de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia, recebeu a visita de um anjo, pedindo sua compreensão para aceitar a gravidez de Maria, sua esposa, que mesmo virgem, daria à luz ao Filho de Deus.

O lugar, foi entronizado (colocado em altar, local de destaque, sublime, glorioso) em 16 de agosto de 2016, tendo sua primeira missa realizada em 19 de março 2017, à época pelo pároco Francisco Feitosa. Desde então, é celebrado anualmente a missa de São José.

Padre Gregório esteve por ocasião do Dia de São José, celebrando missa no local – Foto: Alcizete Alencar

Segundo fiéis, a região enfrentava uma enorme estiagem e os proprietários do terreno junto com suas dificuldades, prometeram construir um altar em homenagem ao santo, caso a chuva voltasse a cair sobre o lugar.

Não há comprovações científicas do milagre, mas é fato, que a chuva voltou, onde hoje fica o monumento religioso mais frequentado pelos católicos daquela região, que constantemente acendem velas e fazem orações  e suas preces no local rodeado de formação rochosa.

Gruta de São José fica encravada entre os assentamentos Nova Esperança e Santa Fé  – Foto: Lucas Andrade

Além do altar entronizado, existem curiosidades e mistérios apresentados pela fé com a ajuda da natureza. É que próximo à gruta, na formação rochosa da parede de uma barragem aparece uma imagem que aparenta ser de um rosto, onde divide opiniões dos fiéis.

Alguns acreditam ter a aparência de Jesus Cristo enquanto outros afirmam ver o rosto de Maria. A Gruta de São José atualmente é conservada pelo grupo católico de oração “Terço dos Homens” e sua manutenção é feita a partir de doações.

Formação rochosa apresenta aparência de um rosto e atrai curiosos – Foto: Lucas Andrade

Veja fotos da Gruta de São José:

Fonte: Lucas Andrade/Rede Portal da Cidade
Edição: Jeremias Carvalho/Portal É Notícias
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias