PiauíDestaque

Fenômeno climático causará chuvas intensas no Piauí; veja previsão!

Dados do Boletim de Situação Meteorológica apontam que o fenômeno climático chamado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá voltar ao Piauí a partir da próxima quarta-feira (13). O fenômeno é responsável pela formação de chuvas volumosas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. A previsão inicia nesta segunda-feira (11) e se estende até o dia 18 de março.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semarh), responsável pelo boletim, há uma tendência que a ZCIT volte a atuar com sua banda dupla e que tenhamos em altos níveis da atmosfera um padrão de ventos favorável às instabilidades.

Fenômeno climático causará chuvas intensas no Piauí; veja previsão - (Reprodução/Werton Costa)
Reprodução/Werton Costa

Conforme o boletim, as zonas mais afetadas pela ZCIT são as regiões centro-norte e norte do Piauí. Há previsões de acumulados de chuva entre 50 mm a até 300 mm.

Ainda segundo o levantamento, haverá a tendência de temperaturas mais elevadas no Sul do Estado, especialmente com a divisa com a Bahia e Pernambuco. O fato será em razão da falta da elevada nebulosidade e aumento da radiação incidente na superfície. Entretanto, há possibilidade de um padrão mais ameno e chuvas isoladas em algumas regiões.

Chuvas no Piauí - (Divulgação/Semarh)
Divulgação/SemarhChuvas no Piauí

Fonte: Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias